Avaliação Quadrienal da CAPES: Programa de Pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (Curso de mestrado) sobe para conceito 4

Por em 14 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço – PPGeo (Curso de mestrado), que elevou o conceito para 4.

“Com este conceito abre-se novas perspectivas ao Programa, tais como participar de novos editais dos órgãos de fomentos, novas parcerias com instituições de ensino superior nacionais e internacionais, e o principal o programa estar habilitado a submeter ainda este ano APCN para doutorado. É importante destacar, que o êxito atingido é resultado de um esforço coletivo envolvendo a administração superior, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG, sob a tutela da profa. Rita Seabra, e toda sua equipe que desenvolveu um trabalho fantástico dando suporte aos coordenadores dos programas, objetivando a consolidação da pós-graduação da UEMA. Não menos importante o trabalho realizado pela equipe da coordenação do programa (PPGeo), corpo docente, estudantes e egressos que se doaram para que atingíssemos esse objetivo”, disse o disse o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Luiz Carlos Araujo dos Santos.

Sobre o PPGeo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está na área de concentração de Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço e na área de avaliação de Geografia. O curso de mestrado stricto sensu foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na 157ª reunião da CTC-ES (Conselho Técnico Científico de Ensino Superior), realizada nos dias 24 a 26 de março de 2015, em Brasília-DF.

A finalidade do programa é proporcionar o desenvolvimento das dimensões teóricas, metodológicas e empírica na pesquisa em Geografia para intervenção nas questões econômicas, sociais, culturais e ambientais nas escalas locais, regionais e globais.

O programa é voltado para graduados em cursos das áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias e afins realizada em instituição de ensino superior cujo curso seja reconhecido e/ou validado (em caso de diploma do exterior) pelo Ministério da Educação (MEC).

Por Paula Lima