Bolsista do PIBIC/UEMA é a vencedora da 9ª edição do Prêmio Nacional Claude Levi-Strauss 2022

Por em 16 de setembro de 2022

A estudante entrevistando o líder quilombola da comunidade de Pedreiras, município de Santa Rita.

Estudante Maryane Monroe entrevistando o Sr. César, liderança quilombola da comunidade de Pedreiras, município de Santa Rita.

A estudante do Curso de Ciências Sociais, Maryane Monroe Martins, é a vencedora da 9ª edição do Prêmio Claude Levi-Strauss 2022.

O Concurso nacional é promovido pela Associação Brasileira de Antropologia e tem como objetivo estimular novas carreiras, dando visibilidade à produção original e de qualidade acadêmica desenvolvidas por estudantes de graduação e recém-graduados.

A entrega do Prêmio aconteceu, no início deste mês, durante a 33ª Reunião Brasileira de Antropologia.

Na ocasião, a estudante Maryane apresentou o trabalho intitulado “Nova cartografia social e a reivindicação política de povos e comunidades tradicionais: comunidades quilombolas de Santa Rita e Itapecuru Mirim”, desenvolvido em suas atividades como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob orientação do Prof. Emmanuel de Almeida Farias Júnior (DCS/PPGCSPA-UEMA), e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).