Eleição para reitor: Comissão apresenta sistema online de votação para órgãos de controle e de classe

Por em 6 de setembro de 2022

A Comissão Eleitoral responsável pela eleição para composição da lista tríplice para escolha de reitor e vice-reitor reuniu-se ontem (5/09) com órgãos de controle e entidades de classe e representação a fim de apresentar detalhadamente o sistema online de votação que será utilizado no próximo dia 12 de setembro.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Porfírio Guerra, explicou como era a eleição antes – com voto impresso, urnas de lona e votação obrigatoriamente presencial – e como será este ano, com a inovação do uso de ferramentas digitais via SigUEMA. Disse ainda que o objetivo é realizar uma eleição segura, transparente e célere, tal como ocorre em outras IES que se utilizam do sistema desenvolvido pela Esig/UFRN.

Em seguida, o professor Reinaldo de Jesus, membro da Comissão Eleitoral, demonstrou como é consolidado o banco de dados de eleitores, o passo-a-passo de votação e de apuração e os mecanismos de segurança do sistema. Também os técnicos da Esig participaram online da reunião e explanaram sobre confiabilidade do sistema e aspectos técnicos de TI.

Participaram da reunião como convidados o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Teles; juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins; os promotores Paulo Avelar (Educação) e Joaquim Ribeiro (Distrital); o advogado Pedro Eduardo Carvalho (representando a OAB); a professora Soraia Raquel (presidente do Conselho Estadual de Educação); a servidora Ligia Ramos (representando o TRE); o professor Iran de Jesus Passos (representando a APRUEMA) e o servidor Valber Tomé (representando o SINTUEMA).

Após a apresentação, todos os representantes de órgãos e entidades puderam tirar suas dúvidas e tecer seus comentários. Elogiaram unanimemente a atitude da UEMA, a transparência e a segurança do processo online e enfatizaram a responsabilidade e a seriedade demonstradas pela Comissão. Parabenizaram pela lisura na condução dos trabalhos e agradeceram o convite para partilharem desse momento tão relevante para a universidade, pelo seu significado e ineditismo.

O reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, agradeceu à Comissão Eleitoral e aos convidados pela presença e ratificou a importância e a abrangência das eleições do próximo dia 12 de setembro e reiterou o compromisso institucional em zelar pela normalidade e segurança do processo, que expressará a soberana vontade da comunidade acadêmica.