Governador do Maranhão nomeia futuro reitor e vice-reitor da UEMA para o quadriênio 2023-2026

Por em 28 de setembro de 2022

Nesta quarta-feira (28), O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, nomeou os professores Walter Canales Sant’Ana e Paulo Henrique Aragão Catunda, respectivamente reitor e vice-reitor, para a gestão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no quadriênio 2023-2026. A posse dos nomeados acontecerá em janeiro de 2023.

As eleições para reitor e vice da Instituição aconteceram no dia 12 de setembro, sendo realizada de forma tranquila, com total segurança e clareza, pelo sistema on-line de votação. Os professores foram eleitos de modo expressivo, obtendo 0,820 de IPCC (Índice de Preferência da Comunidade no Candidato) o que sintetiza os 8.913 mil votos conferidos à chapa.

A escolha do primeiro colocado na eleição da Instituição representou um gesto de respeito à vontade soberana da comunidade acadêmica manifestada democraticamente nas urnas.

“A decisão do governador foi de um estadista, uma liderança política que tem compreensão e consideração pela autonomia da Universidade, na qual ele se formou. Ao ratificar a vontade soberana do voto da comunidade e nomear o primeiro colocado, o governador nos dá a clara demonstração do compromisso e da importância que atribui à UEMA. Este é um dia em que celebramos a tradição e o valor da nossa instituição. Tenho absoluta convicção de que o professor Walter e professor Paulo darão continuidade ao nosso trabalho e promoverão muitas realizações em favor da UEMA e do povo do Maranhão”, disse o atual reitor, Gustavo Pereira da Costa.

O futuro reitor, Walter Canales, teceu palavras de agradecimento: “Minhas palavras são de gratidão a toda a comunidade universitária que reconheceu o trabalho feito por nós durante todos esses anos e as propostas apresentadas nesse período eleitoral. Eu e o professor Paulo Catunda percorremos todos os campi da UEMA e neles tivemos a aceitação refletida no dia da eleição. Portanto, agradeço aos professores, servidores técnico-administrativos, alunos e todos que reconheceram o nosso trabalho e acreditaram nas nossas ideias. E, por fim, agradecer ao governador Carlos Brandão por ter reconhecido o primeiro colocado na lista tríplice para a sua escolha para reitor e vice-reitor da UEMA. Vamos trabalhar muito pela nossa Universidade”.

De acordo com os dados da Comissão Eleitoral, para composição da Lista Tríplice, a chapa dos professores Andrea Araújo do Carmo e Luciano Façanha Marques ficou em segundo lugar, com IPCC de 0,485; e em terceiro ficou a chapa dos professores José Sampaio de Mattos Júnior e Jaqueline Alves da Silva Demetrio, com 0,475 de índice.

Por Paula Lima