UEMA entrega prédio do curso de Engenharia de Computação e auditório “Professor Diógenes Carvalho Aquino” à comunidade universitária

Por em 2 de setembro de 2022

Na manhã desta sexta, 02, a comunidade universitária da Universidade Estadual do Maranhão recebeu o novo prédio do curso de Engenharia da Computação e o auditório “Professor Diógenes Carvalho Aquino”, localizados no Campus Paulo VI.

O prédio tem 2.062,04 m² de área construída, além de um espaço próprio para estacionamento. O local possui Laboratórios de Radiopropagação, Automação e Controle, Robótica, Computação Gráfica, Redes de Computadores Telecomunicações, Incubadoras, Computação Colaborativa, Informática Aplicada, Eletrônica, Computação Científica, Processamento Digital de Sinais de Multimídia, Otimização e Microeletrônica. Dispõe ainda de salas de reunião, de professores, e de estudos de pós-graduação.

O auditório, que possui capacidade para 100 pessoas, recebeu o nome de “Professor Diógenes Carvalho Aquino”, em homenagem ao docente que foi um dos consolidadores do curso de Engenharia da Computação da UEMA.

O homenageado, em memória, foi engenheiro civil, com mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursou Doutorado em Engenharia Elétrica, na  área de computação na Universidade Federal do Maranhão. Aposentou-se como professor pela Universidade Federal do Maranhão. Na UEMA, no primeiro momento, trabalhou por 16 anos e, ao retornar à casa, ficou 2 anos como substituto e 5 anos como concursado. O professor Diógenes contribui por 44 anos com o magistério superior.

Para o filho do homenageado, Felipe Aquino, o pai tinha os alunos como verdadeiros filhos. “O esforço da ciência é para a vida toda. Que aqui aconteçam sempre encontros que transformem. Que aqui seja um lugar profícuo e cientificamente relevante”, pontou emocionado. A família do prof.Diógenes estava presente para o preito.

O Reitor da UEMA, Gustavo Costa, sublinhou que a presença do prof. Diógenes era o que estava sendo celebrado, não a sua ausência. E refletiu sobre o compromisso ético e o exemplo de vida deixados pelo prof. Diógenes. “O sentimento que mais nos toca é o de celebrar o protagonismo e o legado, ambos em vida e para sempre do prof. Diógenes, cujo nome significa parte de Deus, filho de Deus, homem de bons hábitos. Que significado mais verdadeiro se lembrarmos da pessoa e do profissional que convivemos. De enxergamos a geração de estudantes que ele ajudou a formar. A saudade e a dor ficarão, mas permanecerá também a gratidão e o reconhecimento e, principalmente, o exemplo deste professor tão querido por todos”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Prof. Henrique Mariano Costa do Amaral, pró-reitores, diretores de centro, chefes de departamento, alunos, servidores e autoridades do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Por: Walline Alves

Fotos: Wagner Fernandes