UEMA realiza primeira colação de grau presencial após medidas restritivas de combate à pandemia

Por em 28 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta terça-feira (27), suas primeiras colações de grau presenciais após medidas restritivas em combate à pandemia. Mais de 350 formandos receberam a outorga de grau, durante as duas cerimônias realizadas pela manhã e noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Sebrae Multicenter.

Durante a manhã, a outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Biologia, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

A formanda Mayara Vanessa da Silva Ferreira, do curso de História, foi a oradora oficial dos concludentes da manhã e frisou os desafios enfrentados pelos profissionais de educação. “Além de sucesso, eu desejo, sobretudo, muita ousadia e coragem para defender a nossa profissão e lutar por uma educação pública, gratuita e científica”.

A paraninfa foi a professora Rosalva de Jesus dos Reis, do curso de Geografia, que representou os paraninfos dos demais cursos e destacou o percurso feito pelos formandos durante a graduação e apontou um novo desafio aos recém formados: contribuir para a formação de estudantes. “Pautem o seu fazer docente no respeito. É fundamental que alunos, seus responsáveis, colegas de trabalho sejam tratados com respeito. Exercitem a solidariedade, o companheirismo, o diálogo. Sejam propositivos e acreditem nas suas capacidades e dos seus alunos”, disse.

Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Sant’Ana, a colação é um momento de celebrar a conquista de um sonho. “Hoje é a materialização do encerramento de uma etapa importante na vida de mais de 140 jovens que preenchem de orgulho os corações de seus familiares, amigos e a todos nós docentes. Essa é a primeira colação de grau presencial desde março de 2020. Acredito que esta cerimônia seja uma retomada grandiosa, um retorno pelo qual, todos nós rogamos”.

E Dirigindo-se aos formandos desejou sucesso: “Que vocês façam a diferença e deixem suas marcas positivas por onde passarem, que vocês sejam exemplo e exerçam a magia de alterar para melhor a trajetória daqueles com os quais conviverem profissionalmente. Que sejam verdadeiros mestres e guias no exercício da profissão que escolheram”.

A oradora oficial da manhã foi a formanda Marjorie Sandy Penha de Freitas, do curso de Pedagogia.

A noite foi a vez dos formandos dos cursos de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciência Sociais Bacharelado; Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar; Direito; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Pesca; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Geografia Bacharelado; Medicina; Medicina Veterinária; Zootecnia; Curso Superior em Tecnologia em Alimentos; Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, receberem a outorga.

A formanda Layana Patricia Viana Santos, do curso de Tecnologia em Alimentos, foi a oradora oficial dos concludentes da noite. Em seu discurso ela falou sobre as dificuldades e vitórias durante todo a trajetória acadêmica. “O verdadeiro nome do sucesso é a dedicação. Essa conquista é a prova que a determinação supera qualquer dificuldade”, disse.

Segundo a paraninfa da noite, professora Marina Bezerra Figueiredo, do curso de Engenharia de Pesca, que representou os demais paraninfos pediu aos formandos que nunca deixem de se aprimorar e estudar. “Eu espero que nós professores tenhamos dado a vocês uma formação ousada o suficiente para que vocês não apenas encontrem um lugar no mercado de trabalho, mas que criem lugares em todo esse mercado já existente. Repensem tudo, critique tudo, com a autoridade que estão recebendo para isso”, afirmou.

Em seu discurso o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou o compromisso da UEMA em produzir conhecimento, e formar cidadãos éticos. “Em 2022 a UEMA celebra 4 décadas de existência, de uma Universidade pública, inclusiva, socialmente responsável e cientificamente comprometida, reafirma hoje seu compromisso de difundir conhecimento e formar cidadãos comprometidos na busca de um mundo melhor e mais igualitário. Estou certo que a UEMA estará para sempre suas vidas, como mãe acolhedora, como casa de conhecimento” disse.

A oradora oficial da noite foi a concludente do curso de Ciências Sociais, Marlienne Kellen Teixeira Cordeiro.

Durante a cerimônia foram entregues aos graduandos que tiveram os melhores coeficiente de rendimento ao longo do curso de graduação o título de Mérito Acadêmico. O título é uma forma de reconhecimento pela trajetória desenvolvida durante o curso.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico

Ciências Biológica Licenciatura – Gabriel Tavares de Souza Ferreira