Campus Caxias realiza 8º Encontro de Teatro Científico

Por em 10 de outubro de 2022

O Campus Caxias da UEMA, realizou o 8º Encontro de Teatro Científico Oscar Científico, divulgando a ciência no teatro”, entre os dias 5 e 7 de outubro. Além de apresentações cênicas exibidas no Auditório Leôncio Magno, oficinas foram ministradas em diversas salas de aula. As atividades foram coordenadas pela professora Mestre Olívia Aragão Diniz.

Na abertura do evento foi lançado o segundo livro da professora Olívia Diniz, intitulado “Maria Helena no Mundo da Física – no Reino da Termologia”. Também foram feitas homenagens para a professora Dra. Maria de Fátima Salgado, vice coordenadora do evento. A entrega de troféus foi feita por Maria Helena, sobrinha da professora Olívia, que a inspirou a escrever o livro. Antes de cada encenação, durante os três dias, professores das escolas participantes receberam troféus.

No momento da abertura também estavam a professora Dra. Fátima Salgado, pioneira dessa metodologia em Caxias, a professora Dra. Elizângela Martins, diretora adjunta do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, berço do projeto, o professor Dr. Ediomar da Costa Serra, o professor Dr. Juliermes Carvalho Pereira; o professor Me. João Alberto Santos Porto, entre outros.

A autora disse: “É o único livro de Física, no Brasil, escrito para crianças. O volume 1 trata da Física geral. No volume 2 a Física toma uma forma mais particular. É uma ciência dividida em subáreas e a Termologia é uma delas. Me perguntam porque escrever livros para crianças. Porque acredito que quando a Física é inserida nas séries iniciais, ela dá concretude, ajuda na solução de problemas. Ele serve, primeiro, para o professor de Ciências. Se ele é formado em Biologia, terá um pouco de dificuldade e esse material de apoio vai ajudá-lo. Para ensinar Física é preciso ter o saber pedagógico e o saber social”, explicou.

O livro traz muitas imagens e trata da cultura maranhense. Maria Helena, por exemplo (que tem 12 anos, mas no livro apenas 8), é uma personagem viva e real. Ela é sobrinha da autora; a irmã da autora e todos os outros personagens são pessoas da sua família, inclusive os animais que aparecem no livro.

A professora Fátima Salgado falou: “Por onde passo eu digo que a UEMA é uma grande mãe, não no sentido de facilitar as coisas e sim de dar oportunidades. No estudo da Física, tive apoio e as oportunidades foram surgindo. Agradecemos também a vários alunos que têm nos ajudado a crescer. Então, o segredo do sucesso é Deus, a perseverança e as pessoas que são os gigantes que surgem na nossa vida”, ressaltou.

No primeiro dia houve um musical de abertura com o maestro Moysés González, da Escola de Música “Os Trovadores” e a peça teatral “Uma Viagem ao Mundo de Báskara”, com o Grupo Teatral LetraFisic, com texto da professora Olívia Diniz e direção do professor George Vieira.

No dia 6, alunos do Ensino Fundamental II da Unidade de Ensino João Lisboa, apresentaram as performances musicais “Comida”, dos Titãs, e  “Amazônia”, com texto e direção da professora Conceição Miranda. Também houve a exposição “Maranhão, heranças de um povo”.  Duas peças teatrais, com texto e direção da professora Olívia Diniz, baseadas em seu livro, foram encenadas por alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Antônio Bayma: “De onde vem a energia” e “O sumiço de Anísio”, peças extraídas do livro “Maria Helena no Mundo da Física volume I.

À noite, alunos do Ensino Fundamental II do Antônio Bayma apresentaram a performance musical “A dança do Lili”, com direção da professora Cléo. Alunos da Escola Raimundo Nunes apresentaram as peças teatrais “Pavão abre e fecha” adaptado e “Coreografia do Pintor do Mundo”, com texto e direção das professoras Ana Cristina Lima Costa e Sílvia Oliveira Moura. A mesma escola apresentou uma peça teatral em libras intitulada “Todo Mundo com Mara Diniz”.

No dia 7 foram desenvolvidas diversas oficinas: “A utilização da mímica e jogos teatrais no ensino de Ciências”, com Miguel Ferreira Júnior e Igor Nascimento; “A música aplicada à Física”, “Danças Populares Caxienses” (Professor Pelé); “A presença da Matemática em tudo”, com Jeovane Pachêco da Silva; “Criação de software para o auxílio do ensino de Ciências”, com Mateus Silva Rêgo; “A robótica aliada ao ensino de Ciências”, com Francisco Santos; “Aprendendo a desenhar formas humanas com grafite”, com Fabiana de Sousa; “Geometrias da Vida”, com Antônio Deígerson da Costa Lopes e “Produção de peças utilizando o celular”, com o professor George Ferreira.

Sobre os Encontros de teatro

Os Encontros de Teatro Científico iniciaram no ano de 2013, através de um projeto enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (FAPEMA) pela professora Olívia Diniz por meio de uma escola pública de Caxias, Maranhão (Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma). Esse projeto foi uma das ações do Mestrado da referida professora. Após a aprovação desse projeto, os Encontros de Teatro Científico foram iniciados e já se encontram em sua 8ª edição. Existe uma dificuldade em unir ciências com outras áreas. No Teatro Científico todas as áreas andam juntas visando o futuro dos alunos.

Por: Emanuel Pereira