Curso de Zootecnia promove palestra sobre brucelose e tuberculose na saúde animal

Por em 14 de outubro de 2022

O curso de Zootecnia de Universidade Estadual do Maranhão promoveu na manhã desta quinta (13), a palestra “Os impactos da brucelose e tuberculose no contexto da produção animal animal e saúde pública: um olhar para o PNCEBT”.

O evento faz parte das atividades da disciplina “Higiene Animal e Profilaxia”, ministrada pelo professor Iran Alves.  Segundo o professor a palestra tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e de aprendizagem para os alunos.  Para Iran, recurso como palestra, mesas redonda, entre outros, são importantes ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem.

“Esses recursos como palestras, mesas redondas, otimizam o processo de ensino aprendizagem pois é um momento propício para aquisição de conhecimento e fornecem ferramentas significativas que contribuem para o desenvolvimento de competências importantes na formação profissional”, disse o professor.

A palestra foi ministrada pela médica veterinária Adriana Prazeres Paixão, fiscal estadual agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED/MA), responsável local pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Durante a palestra foi abordado os impactos da brucelose e tuberculose sob o ponto de vista da produção animal, quais impactos econômicos, de que forma podem repercutir nas criações e na também na sociedade, uma vez que se trata de zoonoses de grande relevância  na saúde pública.

No evento também teve uma apresentação cultural, com apresentação da professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dulcineia de Fátima Ferreira, com Toque de Caixa em louvor ao Divino Espírito Santo.