Governador assina termo de execução para a construção do prédio do curso de Medicina da UEMA em São Luís

Por em 18 de outubro de 2022

O Governador do Estado Maranhão, Carlos Brandão, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, assinaram na manhã desta terça (18), o termo de execução para a construção do Centro de Ciências da Saúde, que abrigará o curso de Medicina do Campus Paulo VI, e fizeram o lançamento da pedra fundamental da construção do prédio do curso.

O prédio terá a capacidade de garantir até 50 alunos por semestre letivo, com o total de 100 vagas por ano. A previsão é de que a primeira turma seja ofertada a partir de 2024. A obra fará parte do Centro de Ciências da Saúde do Campus Paulo V e é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura. O primeiro curso de graduação a ser ofertado no novo Centro será Medicina Bacharelado.

Segundo o governador Carlos Brandão, a obra é um marco na história do Maranhão. “Hoje é um marco na história da UEMA, o inicio da construção dessa obra que vai dar a oportunidade ao filho do trabalhador, ao filho das pessoas mais humildes de ter acesso a faculdade de medicina de forma gratuita e ter uma educação de qualidade. Estamos aqui hoje abrindo democraticamente a oportunidade para que todos possam ter acesso a essa universidade por meio da meritrocracia”.

Para o reitor Gustavo Costa, a inauguração reflete  o compromisso do governo e da UEMA com a educação e a saúde dos maranheses. “Hoje é mais uma semente plantada aqui na UEMA, um pontapé inicial para esse investimento do governo do estado na construção do complexo das Ciências da Saúde que vai abrigar o curso de medicina. Nós temos um número muito desfavorável para o estado do Maranhão, em relação ao numero de médicos por mil habitantes, que é reflexo de toda a região nordeste e norte e que sintetiza todas as desigualdades e a enorme concentração geográfica desses cursos. Então temos um grande compromisso como instituição formadora a partir de agora em São Luís contribuir com 100 novos profissionais por ano. Escrevemos uma página importante e memorável na história da UEMA e do estado do Maranhão que é assumir o compromisso com a vida, a vida das pessoas que serão cuidadas pelos médicos formados por essa universidade”.  O reitor agradeceu ainda todo o apoio do governo do estado na realização deste projeto.

De acordo com o vice reitor, Walter Canales Sant’ana, a criação do curso representa uma vitória não só para a UEMA, mas para todo o estado. “Nós sabemos que o número de médicos no estado ainda é muito pequeno, então a universidade e o governo tem essa papel fundamental na criação de mais um curso para colocar mais profissionais nessa área tão importante para a sociedade. O sentimento hoje é de alegria em iniciar mais esse capítulo na história da UEMA”.

A Senadora Eliziane Gama, que também participou da solenidade, destacou que investir na educação é revolucionar a vida das pessoas. “A forma de mudar de vida é através da educação, estou feliz em fazer parte desse momento, contem comigo para também ajudar com recursos através de nossas emendas parlamentares neste projeto muito importante que é a formação de novos médicos e novas médicas, pois significa possibilitar realizar sonhos de muitos jovens e suas famílias”, disse.

Após a solenidade, o governador e demais autoridades visitaram as obras da nova quadra poliesportiva da UEMA.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Luis Paulo