IDEATHON 2022 é realizado com sucesso

Por em 7 de outubro de 2022

Em parceria, o Coworking Space, Uema Campus Timon, Sebrae Timon, IFMA e Fábrica de Inovação e a SEMDEST – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo da Prefeitura de Timon realizaram, de 23 a 25 de setembro de 2022, o I IDEATHON da cidade de Timon.

A abertura do evento, que aconteceu no campus do IFMA em Timon, contou com Diretora da UEMA Campus Timon;  a professora Edite Sotero Leal, o Coordenador Geral do Coworking Space, Vladimir Oliveira, e seus coordenadores Prof. Carlos Magno, Cristiane Fontes, Maria de Jesus Mousinho e Edite Sotero Leal; IFMA e a Fábrica de Inovação representada pelo Prof. George Ventura; Sebrae Maranhão representado por Hildenê; Sebrae Caxias representado por Stenio; Sebrae Timon representado por Fábio; Secretária da SEMDEST, Laura Carvalho; Diretor da Agência de Inovação da UEMA – MARANDU, Prof. José Morais; professores da UEMA Marcos David, Luana Martins, Olegário João da Cruz Filho, Luís Alves Alencar, Romel Pinheiro; as egressas do curso de Administração da UEMA Andresa Leal e Gisele Ribeiro; e 13 equipes de alunos, sendo 08 equipes do IFMA e 05 equipes da UEMA com cinco componente cada equipe. Para comandar essa galera foram contratados pelo Sebrae – MA os Mentores Alexandre Mori e Maicon Gavino de Rondônia.

Para manter as equipes engajadas, atentas e produtivas, a equipe executora montou e ofertou uma infraestrutura com salas com internet e equipamentos multimídia e alimentação para todos os alunos e mentores envolvidos no processo.

As soluções propostas foram divididas em dois eixos: Segurança Pública e Sustentabilidade. Nos três dias propostos para o I IDEATHON, as equipes escolheram um eixo propuseram/ idealizaram uma solução para alguns problemas relacionados a esses eixos. Todas as equipes tiveram a oportunidade de conversar com Secretários e agentes públicos relacionados aos eixos do evento.

No terceiro e último dia do I IDEATHON, foram selecionadas seis equipes para apresentarem suas soluções para uma banca de jurados e cada equipe tinham até 3 minutos de apresentação e até 5 minutos para arguição.

Como resultado das apresentações tivemos:

Finalizada a primeira etapa, agora, o Coworking Space UEMA Timon irá abrigar os projetos, buscando assim iniciar startups e futuros negócios para contribuir efetivamente com o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação ao qual pertencemos.