Pesquisa sobre parasitologia veterinária é apresentada em Congresso

Por em 28 de outubro de 2022

A doutoranda Thaliane França Costa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCA/UEMA), apresentou trabalho científico de forma oral no XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária – XXI CBPV, um dos eventos mais tradicionais da área de parasitologia animal do Brasil, que foi realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, na cidade de Ilhéus/BA, nos dias 18 a 21 de outubro de 2022.

A pesquisa intitulada “Infecção natural por Litomosoides brasiliensis (Nematoda: Onchocercidae) em morcegos filostomideos no norte maranhense”, traz o primeiro relato de parasitas do grupo dos filarídeos em morcegos no estado do Maranhão e o primeiro registro de L. brasiliensis parasitando morcegos das espécies Artibeus fimbriatus e Dermanura gnoma no Brasil. A pós-graduanda foi orientada pela Profa. Dra. Andréa Pereira da Costa, docente e coordenadora do PPGCA/UEMA

Para Thaliane França, a participação no evento permitiu a atualização de conhecimento dentro de sua área de pesquisa no PPGCA, aquisição de novas ideias e contato com pesquisadores de referência na parasitologia animal. “Além da oportunidade que tive de conhecer e conversar com pesquisadores e estudantes de diferentes estados do Brasil, conhecer demais pesquisas desenvolvidas em parasitologia, especialmente, a apresentação do trabalho foi uma excelente forma de divulgar uma das importantes pesquisas realizadas em nosso estado, e me proporcionou também a experiência de representar a Universidade Estadual do Maranhão no evento”, comenta.

O Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária tem características diferentes devido a presença de profissionais como professores, pesquisadores e clínicos, com formações em diversas áreas das ciência agrárias, da saúde e biológicas, sempre buscando inovações e procedimentos, como grande difusor de tecnologias e técnicas de diagnóstico, além de divulgar a produção científica da área da parasitologia veterinária e suas áreas correlatas.

No total, seis doutorandas do Pós-Graduação em Ciência Animal da UEMA apresentaram trabalhos em forma de pôster no Congresso e uma aluna de iniciação científica do curso de Medicina Veterinária também participou do evento.

“A participação em eventos desse porte é importantíssima para o corpo docente e discente, pois são excelentes oportunidades de atualização, crescimento e desenvolvimento profissional, além de possibilitar o contato com pesquisadores e profissionais de outras instituições, o que acarreta uma grande troca de experiência, conhecimento, ideias e uma futura parceria. Dessa forma, a nossa presença no CBPV foi a oportunidade de colocarmos o PPGCA em um lugar de prestígio e destaque no cenário nacional, uma vez que fizemos parcerias com colegas de áreas de pesquisa semelhantes à nossa e destacamos a vocação da Universidade para a pesquisa e desenvolvimento dos alunos e corpo docente”, explica a coordenadora do PPGCA/UEMA, Andréa Costa.

Ainda de acordo com a professora, a participação de graduando e pós- graduando na pesquisa é fundamental porque permite ao aluno ir além da sala de aula, testar hipóteses, raciocínio lógico, de construção de resultados e desenvolve o aluno pessoalmente e profissionalmente.

Post: Walline Alves