Pós-Doutorado: Programas de Pós-Graduação da UEMA têm aprovação em edital da CAPES

Por em 10 de outubro de 2022

Os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Maranhão em Agroecologia, Agricultura e Ambiente, Letras, Cartografia Social e Política da Amazônia, Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, obtiveram aprovação nos projetos submetidos ao Edital de Apoio aos Programas de Pós-graduação Emergentes e em Consolidação da CAPES (nº 16/2022).

Para cada projeto aprovado, serão concedidas duas bolsas de pós-doutorado e recursos de custeio no valor total de R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais).

O edital tinha como principais objetivos apoiar a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos, bem como oportunizar o aperfeiçoamento de jovens doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa e ampliar o conhecimento, a produção científica e a adoção de tecnologias em PPGs que sejam considerados estratégicos pela IES em que está inserido e que demonstrem potencial de se tornarem consolidados.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, essa aprovação representa um importante instrumento de ampliação da atratividade de pesquisadores para a instituição. “Cria-se condições para que os recursos possam suprir a necessidade de financiamento desses programas, permitindo um avanço significativo nas condições de trabalhos e pesquisas com o envolvimento dos estudantes”, assinala Costa.

O professor Gustavo Costa ressaltou ainda que a captação de recursos de pesquisadores de programas de pesquisa e pós-graduação representa um estágio de maturidade acadêmica nesse momento em que a UEMA comemora 40 anos de existência.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Rita Seabra, pontou também que editais dessa natureza são imprescindíveis para a consolidação dos programas de pós-graduação brasileiros.

Por: Walline Alves