Rede Internacional de Educação OnLIFE promove Encontro em São Luís

Por em 7 de outubro de 2022

Na noite dessa quinta, 06, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação – UEMAnet, e o Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, realizaram a abertura do III Encontro da Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE, no Hotel Veleiros, em São Luís.

Nesta edição, o tema central é: O Habitar do Ensinar e do Aprender OnLIFE no contexto de uma Educação Sustentável. Pesquisadores e professores de todo Brasil e de países Latino Americanos e Europeus, estarão reunidos até o próximo sábado, 08, para pensar e discutir os desafios para a Educação OnLIFE e Sustentável.

A Rede Internacional de Educação OnLIFE – é uma rede concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com outras universidades brasileiras e com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT

E o termo OnLIFE, cunhado pelo Professor de Filosofia e Ética da Informação na Universidade de Oxford, refere-se a uma nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. No documento intitulado The Onlife Manifesto: being human in a hypeconnected era (2013), aponta-se que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” capazes de afetar quem nós somos; nossas interações/como socializamos; nossa concepção de realidade; e nossas interações com a realidade.

Nesse contexto onLIFE perpassa a Educação. E, em decorrência das intensas transformações provocadas por esse novo cenário, o evento é tão essencial, pontua a organizadora do Encontro, Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, da UEMA.

“Estar aqui hoje traz à tona todo o contexto do que é a educação onLIFE, o que se pretende trabalhar e as conexões que pretendemos construir. Iremos discutir a educação onLIFE da educação básica à superior, mas também na educação indígena, quilombola, inclusiva. A educação onLIFE é para a vida”, frisou Ilka Serra.

A professora ressaltou ainda que a UEMA faz parte da Rede Internacional de Educação OnLIFE desde a sua construção, há dois anos. E sediar o evento neste ano é muito relevante para a Instituição. “A Universidade Estadual do Maranhão tem como propósito uma educação aberta e flexível. E se fazemos parte dessa Rede, é em decorrência de um reconhecimento disso e também pela nossa expertise, há mais de duas décadas, com a educação a distância, que compõe todo essa conjuntura”, salientou Serra.

O vice-reitor da UEMA, e reitor eleito para o quadriênio 2023-2026, Walter Canales Sant’Ana, enalteceu a importância do debate de estudos sobre a temática emergente da Educação OnLIFE com professores e pesquisadores de renome nacional e internacional. E frisou que na contemporaneidade, a educação vem requerendo dos professores adaptações, considerando a inserção de Tecnologias Digitais e novas formas culturais em suas práticas de ensino. “Sediar um evento como esse, neste momento pela qual a educação vive é de grande significado para a nossa Universidade”, disse Sant´Ana.

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Massimo Di Felice. Ele é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne. Di Felice é professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França) e Universidade Lusófona (Portugal).

O tema de conferência foi “Do comunicar para o habitar: pensar a ecologia depois do Antropoceno”. Entre os assuntos abordados estão: “O protagonismo dos não humanos (como os vírus ); Atopias e famílias multiespecies; e o Habitar em rede”.  “Nossas conversas são no intuito de pensar a necessidade de inovação nos ecossistemas educacionais”, concluiu Di Felice.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, e vice-reitor eleito para o biênio 2023-2026, Paulo Catunda, a pró-reitora de graduação da UEMA, Fabíola Santana e a Profa. Dra. Eliane Schlemmer (UNISINOS).

Confira a programação completa do III Encontro da Rede Internacional de Educação OnLIFE aqui.

Em que contexto a Rede surgiu?

A RIEOnLIFE surgiu pela necessidade de ouvir, discutir e refletir com gestores, professores e estudantes, de diferentes níveis e contextos nacionais e internacionais, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de que juntos possam se potencializar enquanto rede que pensa e constrói uma Educação OnLIFE.

Qual o objetivo da RIEOnLIFE?

Co-criar uma rede/plataforma de Educação OnLIFE, conectando pesquisadores, gestores, professores e estudantes para, a partir do conhecimento das diversas realidades educacionais brasileiras e internacionais, configurar o novo ecossistema conectivo de inovação na educação.

Por: Walline Alves| Fotos: Luís Paulo Sousa