Reitor e Vice-Reitor da UEMA recebem Outorga da Ordem do Mérito Científico Professora Luciane Brito na abertura da 19ª SNCT

Por em 19 de outubro de 2022

Aconteceu na noite de ontem (18), a abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que reuniu profissionais da ciência, tecnologia, comunidade acadêmica e contou com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, do Vice-Reitor, Walter Canales, além de representantes de gestão superior de Instituições de Ensino e Fundação de Amparo.

Durante a abertura do evento o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, e o vice-reitor, Walter Canales receberam do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) a Outorga da Ordem do Mérito Científico Professora Luciana Brito em razão dos extraordinários serviços por eles prestados para a Ciência e a Tecnologia do Maranhão a frente da reitoria da UEMA por dois mandatos, que finda em dezembro próximo.

De acordo com o reitor, Gustavo Pereira da Costa, “hoje é um dia de festa para ciência maranhense com a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aguardada por toda a comunidade acadêmica do Maranhão, as Instituições, os pesquisadores e estudantes. Esse ano fazemos uma grande reflexão sobre o que representa o processo de independência do Brasil sob diversos olhares. Nossas instituições estão irmanadas, depois de um período de pandemia, em realizar uma grande Semana, não só aqui em São Luís, como também no interior do Estado, liderados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Uema está sempre presente por meio de seus profissionais, por meio de seus estudantes, mostrando um pouco daquilo que fazemos diariamente. Naquilo que me toca, eu fico muito lisonjeado com a medalha que eu vou receber hoje, medalha da ordem do mérito científico, que homenageia a professora Luciane Brito. Eu recebo com muita humildade e consciente que se trata de uma homenagem na verdade para toda a UEMA pelo seu protagonismo e pelo seu amadurecimento acadêmico nos últimos anos. Agradeço, por esse ato generoso de reconhecimento do Conselho Universitário do Maranhão pelo trabalho desenvolvido não só por mim e por Walter, mas por toda uma equipe de colaboradores ao longo desses últimos 8 anos. Finalizamos essa caminhada a frente da gestão da UEMA com o profundo sentimento de gratidão e de dever cumprido”.

O vice-reitor, Walter Canales destacou: “Depois de um período pandêmico é muito importante a volta presencial desse evento, que traz a representação do que a Universidade faz, do que os seus alunos, do que os seus professores trabalham em prol da Ciência e Tecnologia. Agradeço ao secretário Davi Telles por lembrar do meu nome e do professor Gustavo para a premiação do Mérito Cientifico professora Luciane Brito, fico lisonjeado em receber tal honraria por me dedicar ao longo dos anos a pesquisa e principalmente a gestão, apoiando os nossos pesquisadores para que possam melhorar a qualidade das suas pesquisas, a qualidade do que a Universidade Estadual do Maranhão produz para o ensino, pesquisa e extensão”.

Para o governador Carlos Brandão, a Ciência e Tecnologia são fundamentais para qualquer estado e país e, por meio da realização da Semana, o governo mostra para a sociedade os avanços nestas áreas. “Não existe avanço no estado sem incentivo à ciência e tecnologia. Hoje mesmo assinei um decreto que regulamenta a expansão da ciência e tecnologia dentro do Centro Histórico para termos no futuro um grande centro tecnológico com foco na capacitação dos jovens”, disse.

“Após dois anos de pandemia estamos aqui reunidos neste grande evento de abertura da SNCT considerada a terceira maior do Nordeste, para mostrar ao povo maranhense os avanços nas áreas de pesquisa com a ciência, tecnologia e também inovação. A Semana contará com mais de 200 atividades programadas e mais de 30 estandes espalhados pelo espaço, isso para demonstrar, que o governo leva a sério a ciência porque entende que não há desenvolvimento sem investimento no futuro com foco no conhecimento científico/tecnológico. A nossa prioridade se chama educação, vetor sem o qual não há projeto de desenvolvimento nacional, não há bem-estar e estratégia, não há condição de progresso”, afirmou o secretário Davi Telles.

O tema deste ano sugere a integração da SNCT às comemorações acerca da reflexão sobre o processo histórico de Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

Com quatro dias de programação, a Semana conta com apresentação de palestras, minicursos e pôsteres relacionados ao tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A programação do evento objetiva a difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população e também dar visibilidade à produção de conhecimento local.

A programação completa do evento está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br e seguirá até a sexta-feira (21), das 9h às 20h, na Praça das Mercês, Centro – Praia Grande.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho