UEMA realiza colação de grau em Timon

Por em 5 de outubro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nesta terça (04/10), a colação de grau do Campus Timon. Foram cerca de 30 profissionais distribuídos nos cursos de Filosofia Licenciatura EaD, Formação de Oficiais – Polícia Militar, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia Licenciatura e Curso Superior em Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“A UEMA é uma instituição de conhecimento que faz desabrochar pessoas a partir de seus sonhos. A universidade, que completa quatro décadas de serviços prestados ao povo do Maranhão e ao Brasil produzindo conhecimento, forma hoje profissionais em várias áreas para servir a nossa sociedade, a nossa gente, que atuará em diversos campos do mercado de trabalho, fazendo ciência para a vida. Vocês, mulheres e homens de ciência, levam para esse combate do bem a principal arma para vencermos as sombras, a luz do saber, a dádiva da sabedoria que vem com o tempo, com persistência, com insistência e com resistência”, disse o reitor Gustavo Costa.

De acordo com a Diretora do Campus, professora Edite Sampaio Sotero Leal, “hoje é a realização de um sonho para muitos aqui, que desbravam para as conquistas do amanhã, pois uma das portas da felicidade é sonhar e tornar os sonhos realidade. Quero dizer que todo sacrifício do estudo em prol do saber é válido quando vislumbramos os degraus alcançados e tudo que ficou para trás. Por isso, caros formandos, saibam compreender as exigências da vida, estejam preparados para enfrentar os desafios que batem à porta. Esta colação de grau de hoje é uma batalha vencida, mas não é o final. Os estudos devem ser constantes, porque o saber é ilimitado e o mercado de trabalho vos espera com a ânsia de bons profissionais”.

O paraninfo da noite, professor Thiago de Sousa Amorim, do Curso de Letras, disse: “Essa singular noite é especial não apenas aos formandos, mas também a todos os familiares que percorreram com eles toda essa caminhada. Não só vocês formandos e familiares, são personagens dessa linda história, como também os professores, colegas e amigos, que de alguma forma contribuíram para que esse momento fosse realizado. Formandos, vocês conseguiram e estamos aqui para testemunhar que são capazes de transpor desafios, que embora a situação pareça impossível, vocês a tornaram possível. Nunca esqueçam disso, pois a vida de vocês está apenas começando, novos desafios surgirão, novas dificuldades, para que possam alcançar metas e realizar sonhos. Acreditem sempre no melhor de vocês, porque eu acredito!”.

Em seu discurso, o orador oficial dos formandos, Antônio Daniel Freitas Sena, do Curso de Pedagogia, enfatizou “hoje é a conclusão de uma etapa muito importante e o início de outras que estão por vir. Bons alunos, independente de suas dificuldades, não nascem prontos simplesmente se transformam em bons alunos. A partir de amanhã começaremos uma nova e promissora fase de nossas vidas, peçamos que Deus nos abençoe e nos ilumine para que possamos ser profissionais sensatos e honestos em nossas profissões aqui escolhidas por cada um”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Filosofia Licenciatura: João de Deus Alves do Nascimento.

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa: Nadja Kamilla Arraes da Cruz.

Pedagogia Licenciatura: Francisca Vieira Gomes Barbosa e Egle Rosana de Sousa

Curso Superior em Tecnologia em Segurança no Trabalho: Paulo Roberto da Silva Sousa.

Por: Karla Almeida