UEMA realiza mais uma edição do Criança Engenharia

Por em 11 de outubro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do curso de Engenharia da Computação, realiza durante esta terça (11), mais uma edição do Projeto Criança Engenharia.

O evento, que é gratuito e acolhe crianças de instituições de ensino público e privado, visa promover a produção do saber acerca de novas tecnologias, por meio de oficinas socioeducacionais inclusivas e culturais no Campus Paulo VI.

De acordo o coordenador do Criança Engenharia, professor Reinaldo Silva, o projeto tem como objetivo integrar as crianças às atividades desenvolvidas dentro da Universidade. “Ao expor para as crianças as atividades que são desenvolvidas dentro da nossa instituição a gente instiga a curiosidade e possibilita novos aprendizados, para que comecem a ter a dimensão do que é Universidade”.

O professor destaca ainda que o projeto no início era voltado apenas aos cursos de Engenharia mas que atualmente abrange outros cursos da UEMA: “Já era uma tradição a gente trazer as crianças para conhecer os cursos de engenharia, mas hoje o projeto também alcança outros cursos como agronomia, pedagogia, letras, biologia, CFO Bombeiro, entres outros”, disse.

Em sua 6º edição, o evento conta em sua programação com recreação, contação de histórias, demonstração de primeiros socorros, exposição dos projetos, trilhas ecológicas e muito mais.

Segundo a professora do curso de Agronomia, Ariadne Enes, supervisora da Trilha Agroecológicas, o projeto é uma oportunidade para apresentar as crianças ao mundo acadêmico. “É um momento de trazer as crianças para conhecer a academia, mas de outra forma, de uma forma ludica, e isso é um despertar, e nesse despertar pode no futuro permitir que eles sonhem com outras profissões, sonhar em estudar na universidade”.

Mais de 1500 crianças participam das diversas atividades desenvolvidas durante todo o dia.

Para a diretora da escola municipal Dunches de Abranches, em São José de Ribamar, Naiana do Carmo Silva, o projeto permite novas experiências aos alunos. “É um ambiente que eles tem que se familiarizar, que entendam que é um lugar de conhecimento, de vivências, de novas experiências, e que no futuro estejam possam estar aqui”.

De acordo com a professora Luciana Campos, da escola municipal Maria José Vaz dos Santos, em São Luís,  o evento permite aos alunos o aprendizado de forma prática. “é um momento que permite o ensino na prática, saindo um pouco do ambiente da escola, por isso é tão rica essa vivência”, disse.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Wagner Souza