Colação de grau em Balsas gradua cerca de 100 formandos


Por em 9 de novembro de 2022



                         

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta terça-feira (08), a cerimônia de outorga de grau do Campus Balsas. A solenidade reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos.  

A outorga foi concedida para cerca de 100 profissionais distribuídos nos cursos de Agronomia Bacharelado, Enfermagem Bacharelado, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura e Pedagogia Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.  

                                   

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a cerimônia de outorga de grau é momento de alegria e felicidade. “As formandas e os formandos exaltam, neste momento, o altar maior do conhecimento da Universidade Estadual do Maranhão e aqui se colocam para receberem a chancela, representada pelo diploma tão sonhado, tão superado, momento de sonho e de realização. Todos vocês foram movidos por um sonho, sonho que não é individual, sonho que traz o incentivo, o apoio, as expectativas de seus familiares, de seus amigos e o efeito disso é o compromisso que nesse momento assumem, um compromisso com suas profissões, com suas carreiras, com suas escolhas. Combatam o bom combate, persigam o bem, não se afastem das melhores escolhas porque estou certo de que este é caminho mais seguro para alcançarem os seus propósitos de vida”, afirmou o reitor. 

                                   

A oradora oficial da noite, a formanda Tatiana da Silva Pereira, do curso de Letras Licenciatura, disse: “Há quase cinco anos atrás nos deslocamos de nossas casas todos os dias em direção a esta universidade, nos movemos em função de um sonho e assim alinhamos nossas trajetórias individuais. Atualmente, nos denominamos pessoas diferentes em comparação ao início de nossa jornada. Somos cada vez mais parte de um mercado de trabalho amplo, abrangente e capacitado, temos o compromisso de colaborar na formação de cidadãos melhores, indivíduos críticos, capazes de falar e ouvir, usando a linguagem para exercer o direito de se posicionar no mundo. Desejo que o medo nunca nos seja prisão, que nos acompanhe a fé no sonho, a perseverança em caminhar e a leveza de uma consciência tranquila”.  

                                       

Segundo a paraninfa, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, do Curso de Letras, “hoje é um momento de celebração e gratidão pela realização da formatura. Vocês viveram momentos intensos, inexplicáveis e incomparáveis, acontecimentos que ficarão marcados para sempre na vida de cada um. Assim, caríssimos formandos, a partir de agora vocês têm uma missão como profissional e como ser humano, caminhem firmes e perseverantes diante das adversidades da vida, pratiquem o bem, trabalhem com amor, sejam humildes e, principalmente, sejam éticos. Sigam a estrada da vida, pois temos a certeza da capacidade e preparo profissional que vocês adquiriram na Universidade”.  

O diretor do Campus Balsas, Luciano Façanha Marques destacou “essa colação de grau, representa mais que uma longa jornada acadêmica, enfatiza a importância da vida e a capacidade de superação da espécie humana. Estimados formandos, nossa vida é feita de ciclos, até ontem eram acadêmicos da UEMA, amanhã serão egressos, atuando no mercado de trabalho em áreas que sabiamente escolheram. Transforme o “medo” do novo em oportunidades, todos os desafios que nos são impostos possuem uma única finalidade: serem encarados de frente e superados. Façam o seu melhor, não se preocupem com críticas ou julgamentos, pois o importante é dormir com a consciência tranquila de que fizeram o máximo possível, agindo sempre com ética e dignidade”.  

                                     

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico. 

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico: 

AGRONOMIA BACHARELADO: KAMILLA VASCONCELOS DE OLIVEIRA;

ENFERMAGEM BACHARELADO: ANA PAULA DE SOUSA ROCHA;

GEOGRAFIA LICENCIATURA: ZERINALDA DE BRITO CARNEIRO;

LETRAS LICENCIATURA: UELITON VANDERLEI DA SILVA JUNIOR;

MATEMÁTICA LICENCIATURA: LAIS CONCEIÇÃO MOTA;

CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA: ZILMA DE ANDRADE PINTO;

CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PRESENCIAL: ERICA DE SOUSA COSTA E DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD: CRISALIDA MARIA LOPES COELHO.

Por: Karla Almeida 

Fotos: Rafael Carvalho  

 



Últimas Postagens