Colação de Grau em Codó gradua cerca de 70 formandos

Por em 22 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite de hoje (22), a cerimônia de outorga de grau do Campus Codó, que reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos.

A outorga foi concedida a cerca de 70 formandos dos cursos de Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Curso Superior em Segurança do Trabalho.

“Olhem para essa jornada, para esse ciclo que hoje termina e vejam a riqueza de possibilidades e de oportunidades, quantos exemplos, quantas lições, quantos aprendizados e creiam vocês aprenderam, mas também ensinaram, ensinaram seus colegas, ensinaram os professores e ensinaram a UEMA a querer sempre buscar para fazer mais e melhor. Hoje é um dia em que a universidade reafirma seu compromisso e sua importância, há quem não acredite que é possível mudar a vida das pessoas, mas a UEMA é parte disso na vida de vocês”, destacou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

A formanda, Cynthia Pereira do Vale, do curso de Letras Licenciatura, foi a oradora oficial dos concludentes da noite e durante seu discurso disse: “Um misto de responsabilidade, entusiasmo e alegria tomam conta de mim, pela missão de emprestar minhas palavras para descrever sentimentos tão múltiplos de gratidão, alívio e dever cumprido, os quais certamente, invadem nessa noite o coração de cada um dos formandos. Somos muitos, diversos e até divergentes em certos assuntos, mas unidos hoje por um sentimento de igual satisfação em conquistarmos o tão sonhado diploma universitário. O mundo que se apresenta para os novos profissionais que se graduam nesta cerimônia, não terá a mesma história, nem o mesmo contexto geográfico, também serão outros os desafios a serem assegurados no ambiente de trabalho, a pedagogia já está em plena mudança, e certamente, seja em língua inglesa, portuguesa ou no âmbito das literaturas, a comunicação já não será feita da mesma maneira. E cabe a nós, profissionais de áreas distintas, mas com o mesmo objetivo de construirmos um futuro melhor para nós e para os que nos cercam, ressignificar, contar uma nova história”.

Em seu discurso, a diretora do Campus Codó, Deuzimar Costa Serra falou: “Minha mensagem é de gratidão a todos que colaboraram para a concretização de tudo que realizamos durante o percurso da formação!! Hoje somos convocados a continuarmos nossa missão, em defesa da vida, do nosso patrimônio, que a nossa formação acadêmica nos permita dar o melhor da gente nos espaços que habitamos e na profissão que exercemos, para o nosso bem, das gerações do presente e do futuro, como prova que o conhecimento nos torna melhor do que ontem e hoje em busca permanente da felicidade humana. Vamos juntos defender uma educação digna, humana e cidadã para as crianças, jovens, adultos e idosos”.

Segundo o paraninfo Jakson dos Santos Ribeiro do Curso de História, “vocês encerram mais uma etapa da vida, essa cheia de encontro e desencontros. A jornada na Universidade não é fácil, requer dedicação, renúncia, esforço, porém tudo em prol de um bem maior, de um amanhã diferente. Hoje tudo fica pequeno diante da recompensa alcançada, da vitória conquistada, da dificuldade ultrapassada: vocês conseguiram!! Hoje é dia de aceitar as escolhas, compreender a importância do papel do docente e acima de tudo estabelecer esse compromisso com a profissão. Busquem colocar sempre dedicação e empenho em todas as tarefas e sejam encantadores de almas. E para encerrar, cuidem da vida, cuidem do mundo, tomem conta da amizade verdadeira, colham com alegria os muitos sonhos que estão espalhados pelo caminho, mantenham a juventude em seus corações”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Geografia Licenciatura: Vanilson César Mendes da Silva e Yhoorranys Pereira da Silva

História Licenciatura: Maria Alaide Arcangela Sampaio

Letras Licenciatura: Caelly Cristina Veras Allves