Fórum de Coordenadores UAB elabora Carta Aberta sobre o Sistema UAB


Por em 21 de novembro de 2022



                                                                   

 

Realizado durante o Congresso Internacional de Educação Superior a Distância e Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (CIESUD/ESUD), o Fórum de Coordenadores UAB (ForUAB) discutiu pontos estratégicos para o fomento, aperfeiçoamento e desenvolvimento do Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Professores e pesquisadores, que representaram instituições de ensino de todo o Brasil, estiveram presentes no encontro, que aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Na oportunidade, foi elaborada e expedida a Carta Aberta ForUAB.

O documento pretende servir como subsídio para a Equipe de Transição, designada pelo Presidente da República eleito para o mandato de 2023 a 2026. A ideia é que o conjunto de questões, reflexões e sugestões possa contribuir para o fortalecimento e a expansão de uma política de Educação a Distância (EaD) pública, gratuita, socialmente referenciada e inclusiva. A carta foi assinada por representantes de Universidades Estaduais, Universidades Federais e Institutos Federais.

 A coordenadora UAB da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Professora Ilka Serra, é uma das signatárias do documento, representando as Universidades Estaduais na Região Nordeste. “A educação nacional foi muito desafiada nos últimos anos, o que faz necessária uma união conjunta para refletir sobre possíveis melhorias e falhas que precisam ser corrigidas. As sugestões são importantes em momentos assim, principalmente à luz de uma nova gestão no país”, comentou a professora.

 

Confira, na íntegra, a Carta Aberta do ForUAB 2022

Criada em 2006, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema formado por universidades públicas de ensino superior, que oferece cursos de nível superior por meio do uso da educação mediada por tecnologias. O objetivo é atingir as parcelas da população que, por motivos de geolocalização ou vulnerabilidade econômica, têm dificuldade de acesso à formação universitária. O Sistema UAB permite a articulação, a interação e a realização de iniciativas que estimulam a democratização da educação pela implementação de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, dentre outros.

 

                                   

Por Laryssa Neves/UEMAnet

 



Últimas Postagens