IV Workshop de Biodiversidade, Ambiente e Saúde é realizado no Campus Caxias

Por em 25 de novembro de 2022

Foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no Campus Caxias, o IV Workshop de Biodiversidade, Ambiente e Saúde.  Com o tema O conhecimento conexo da interdisciplinaridade”, o evento contou com palestras, apresentação de trabalhos e exposição de banners realizadas no Auditório Leôncio Magno e em salas de aula.O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, e o vice-reitor,  Walter Canales, participaram da abertura.

A coordenadora do evento e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), professora Dra. Valéria Cristina Pinheiro, falou: “Nosso programa de Mestrado foi implantado em 2014 e tem como foco a inserção dos processos de desenvolvimento de pesquisas para o estudo e conhecimento de problemas socioambientais decorrentes das doenças tropicais negligenciadas e não negligenciadas. Isso é feito com a produção de protocolos, levantamentos faunístico e florístico nos biomas da região, visando a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico para a resolução de problemas ambientais e de saúde pública”, disse.

Em sua fala, ela destacou algumas conquistas e avanços do Campus durante o reitorado do professor Gustavo Costa. Em seguida, entregou ao reitor e ao vice-reitor placas com a logomarca do PPGBAS, em homenagem e agradecimento aos dois, como reconhecimento ao apoio e atenção às demandas do Mestrado e do Campus Caxias.

O vice-reitor, professor Walter Canalles, destacou: “Esse é o primeiro mestrado da UEMA no interior do Maranhão e é muito bom ele ter recebido a nota 4 da CAPES, que vem coroar todos os esforços feitos para sua melhoria. Isso abre as portas e novos caminhos para pesquisadores de Caxias e região. Podemos considerar Caxias como nosso grande Campus da UEMA do interior do estado. É importante fazermos a conexão da pesquisa com o ensino e a extensão e também com a inovação e o empreendedorismo”, enfatizou.

Para o vice-reitor, é importante que a pesquisa saia do laboratório não só em artigos científicos, mas na materialização do que pode ser colocado para a sociedade. A universidade precisa, além de gerar conhecimento, aplicar esse conhecimento.

O Magnífico reitor, professor Gustavo Costa, também fez uso da palavra: “Enalteço o compromisso do nosso quadro de professores, pesquisadores, dos alunos da pós-graduação que são diretamente responsáveis pelo resultado recente que mostra uma ampliação da capacidade de intervenção do Programa. Em 8 anos esse programa atinge a maturidade acadêmica necessária para que se consolide, definitivamente,  como um ponto de referência da UEMA em Caxias. Isso alicerça as bases do que será construído. Que venha o Doutorado”, citou.

Logo depois o professor Gustavo proferiu a palestra “A contribuição da UEMA na pesquisa e inovação no Maranhão”. De acordo com ele: “Não existia essa sociedade digital. Tínhamos um desafio de justificar perante a sociedade que estávamos prontos para ser universidade. Não tínhamos uma política de pesquisa. Se quiséssemos ser uma grande universidade precisávamos investir em pesquisa. Os mecanismos de apoio aos pesquisadores era o único meio de subir de patamar. Um programa sobe de conceito, como o PPGBAS, quando é conduzido com responsabilidade”

Entre as atividades realizadas no evento, podem ser citadas as palestras: Por que tantas cores? Evolução de asas de borboletas na Amazônia”, com a professora Dra. Ananda Regina Pereira Martins (McGill University e Smithsonian Tropical Research Institute); “Aves do Maranhão”, com o mestre Gustavo Gonsioroski (Iniciativa Privada – Fauna MA Pesquisa e Consultoria);

À tarde foram realizadas as palestras: “Fatores socioambientais relacionados ao envelhecimento saudável como fator de saúde pública”, com a Dra. Jacira Serra (UFMA); “Plataformas biotecnológicas de diagnóstico e ferramentas genômicas no controle da hanseníase”, com a professora Dra. Mayara Ingrid Sousa Lima (UFMA); “Estratégias para o controle de vetores da dengue no Brasil”, com a professora Dra. Joelma Soares da Silva (UFMA) e “Câncer de pênis: marcadores moleculares e alvos terapêuticos”, com a professora Dra. Silma Regina Ferreira Pereira (UFMA).

No dia 24 houve apresentação de trabalhos de pesquisa que eram avaliados por uma banca e exposição de banners. No encerramento, os melhores trabalhos receberam premiações.

Premiação das apresentações orais:

1º lugar: Naruna Aritana Costa Melo, com o trabalho “Avaliação de variáveis preditoras de síndrome metabólica em pacientes renais crônicos”

2º lugar: Karoline Morgana Oliveira e Silva: “Diversidade de arctiini (lepidóptera, erebidae, arctiinae) em área de cerrado do leste maranhense”

3º lugar: Amália dos Anjos Beims: “Seleção de linhagens de Bacillus thuringiensis de diferentes biomas maranhenses com potencial inseticida em larvas de Aedes albopictus (díptera, culicidae)

Premiação de apresentação de banners:

1º lugar: Quézia da Silva Almeida: “Ocorrência de flebotomíneos em áreas endêmicas para lehsmanioses no município de Codó-MA”

2º lugar: Gabriela da Silva: “Lepidóptera da floresta nacional de Palmares, Piauí, Nymphalidae, satuvenidae e springidae”

3º lugar: Tatiane Gomes da Silva Araújo: “Diversidade e distribuição de Renatia Fabricius( Insetia Hemiptera Nepidae) do Estado do Maranhão”.

Por: Emanuel Pereira