Mais de mil estudantes da UEMA participam do Exame Nacional dos Estudantes 2022

Por em 29 de novembro de 2022

Nesse domingo, dia 27 de novembro, estudantes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal fizeram a prova do Enade. A Uema participou por meio dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Segurança do Trabalho e Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Foram inscritos 622 estudantes da modalidade a distância e mais de 500 estudantes da modalidade Presencial para realização da prova.

As provas aconteceram nos municípios de Bacabal, Codó, Grajaú, Pedreiras, São Bento, São Luís e Timon, além de locais onde funcionam os cursos da modalidade a distância.

Entenda o Enade e o que ele representa

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da edição. O Enade, aplicado desde 2004, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.