PAES 2023: provas acontecem em clima de tranquilidade

Por em 27 de novembro de 2022

As provas em etapa única do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES/UEMA) aconteceram neste domingo (27) em clima de tranquilidade. As provas ocorreram em 20 cidades onde têm campi da UEMA e nas 03 cidades onde têm UEMASUL.

Foram mais de 33 mil candidatos inscritos, sendo que 75% desse quantitativo compareceram aos locais de prova, sendo 8.443 faltosos. Neste ano, o tema da redação da etapa única foi “A literatura de ficção é fonte para entendimento da realidade?”.

O vestibular ocorreu dentro da normalidade, conforme informou o Presidente da Comissão do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES/2023), Prof. José Sampaio Júnior. “O balanço foi positivo, a quantidade de faltosos estava dentro das nossas expectativas, porque tivemos ao mesmo tempo outros seletivos. E esse é mais um ano que realizamos o PAES dentro da normalidade”, disse ele.

Quem acompanhou esse momento foi o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, que falou um pouco sobre a expectativa da Universidade receber novos alunos. “A UEMA sente-se com o dever cumprido ao fazer esse Processo Seletivo e está ansiosa para receber esses alunos para continuar esse trabalho tão importante do nível superior no Estado do Maranhão”, destacou ele.

A expectativa para os candidatos é grande. A candidata ao curso de Formação de Oficiais Polícia Militar, Valéria Canellas relatou está ansiosa para a realização da prova: “estou bastante ansiosa pela prova. Foi uma preparação muito intensa e sei que é uma prova muito difícil no curso mais concorrido, mas estou na esperança, me preparei para isso e as expectativas são as melhores.

A candidata ao curso de Engenharia Civil, Mariana Paixão, fez a prova pela primeira vez: “as questões objetivas foram tranquilas, senti um pouco de dificuldade na redação, mas as expectativas são as melhores possíveis”.

Sobre o PAES 2023

O vestibular destina-se ao preenchimento de 4.320 vagas, para o primeiro e segundo semestres do próximo ano, em cursos de graduação da UEMA e 905 vagas da UEMASul.

Nesta edição, os cursos mais concorridos são: Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar – sistema universal/feminino, com 146,43 candidatas por vaga; Medicina (Campus Imperatriz – UEMASul) – sistema universal, com 131,56 candidatos por vaga; e o Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar – Cota para negros/feminino, com 128 candidatas por vaga.

A prova em etapa única é composta de 60 questões de múltipla escolha e redação. As questões de Língua Portuguesa e Literatura e a Produção Textual têm como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias: Cazuza- Viriato Correia; Uma ideia toda azul – Marina Colasanti; Perto do coração selvagem – Clarice Lispector.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 12 de janeiro de 2023.

Por Paula Lima
Fotos: Rafael Carvalho