Reitor e Vice-Reitor discutem agenda estratégica com o Secretário-Chefe da Casa Civil


Por em 28 de novembro de 2022



                       

Na manhã de hoje (28/11), o Secretário-Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, recebeu, no Palácio dos Leões, o reitor Gustavo Costa e o vice-reitor Walter Canales para discutir uma agenda positiva de temas urgentes e estratégicos para a Universidade Estadual do Maranhão.

Foram eles: a autorização para a realização de concurso público para os cargos de Analista (superior) e Técnico Universitário (nível médio); nomeação de novos docentes classificados em concurso público; criação de novos cargos para gestão administrativa e acadêmica, inclusive para a implantação do Centro de Ciências da Saúde (Medicina) em São Luís e para um setor específico de relações institucionais e captação de recursos; instituição da gratificação de incentivo à titulação (Especialista, Mestre e Doutor) aos professores substitutos; aumento do percentual da gratificação específica dos atuais servidores técnico-administrativos da UEMA de 60 para 100%; mecanismos de melhoria da remuneração de diretores de campus/centro, curso e chefes de departamento. Também foi tratado sobre infraestrutura, com destaque para a conclusão da obra do Centro Caixeiral, que abrigará o curso de Direito em São Luís, e a solicitação de prédio para o novo campus Pedreiras.

O reitor Gustavo explicou que a agenda apresentada ao governo do Estado é a consolidação dos avanços obtidos nos últimos anos e está em perfeita sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA. “Propusemos um conjunto de mecanismos que visam aperfeiçoar a política de pessoal da Uema, valorizando as carreiras, dignificando o trabalho dos servidores docentes e administrativos, com uma olhar sempre para a qualidade de vida e o desempenho institucional. Além disso, apresentamos nossas demandas de infraestrutura para o fim dessa gestão e o início da próxima”, disse o professor Gustavo Costa.

                               

Segundo o vice-reitor e reitor eleito para o próximo quadriênio, Walter Canales, essa audiência foi muito importante para alinhar com o governo uma pauta que a Uema considera urgente e prioritária para a nova gestão que começa em 2023. “Precisamos avançar rapidamente na questão do ingresso de novos servidores técnicos-administrativos, afinal são mais de 30 anos sem concurso. De igual modo, a nomeação de docentes dos concursos já realizados e os que estão em andamento; a remuneração dos professores substitutos e dos cargos acadêmicos de curso e departamento que estão muito defasados a ponto de não serem atrativos”, explicou o professor Walter. Defendeu ainda o futuro reitor a melhoria da infraestutura dos campi, alguns dos quais ainda em condições aquém ao ideal para o melhor funcionamento.

O Secretário Sebastião Madeira demostrou muita receptividade aos pontos apresentados pelo reitor e pelo vice-reitor e enfatizou o compromisso do governador Carlos Brandão com o fortalecimento da instituição da qual é ex-aluno.

Ficou acertado o encaminhamento das exposições de motivos de cada tema proposto e dos respectivos estudos técnicos para o exame e deliberação do governo nas próximas semanas.



Últimas Postagens