UEMA e Secretaria de Desenvolvimento Econômico dialogam sobre iniciativas sustentáveis

Por em 29 de novembro de 2022

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Sant´Ana, e o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, reuniram-se para apresentar ações estratégicas das duas instituições a fim de futuras parcerias e convergências de atos em prol do desenvolvimento sustentável do estado.

Um dos principais enfoques da reunião foi o meio ambiente e os problemas climáticos originados ou potencializados pelas ações humanas. As instituições dialogaram no sentido de unir esforços econômicos, científicos e políticos em pautas consideradas sustentáveis, como a geração de energia através de matrizes renováveis, a restauração ecológica dos ambientes naturais e o sequestro de carbono atmosférico.

Entre os anos de 2017 e 2022, a UEMA firmou uma sólida parceria com o governo do estado do maranhão através do instituto maranhense de estudos socioeconômicos e cartográficos – IMESC. Foram desenvolvidas, com mais de 200 pesquisadores, o zoneamento ecológico-econômico do estado do maranhão. Ao zonear todos os biomas maranhenses, hoje a Universidade Estadual possui um vasto banco de dados territoriais com diversos temas necessários para esforços de planejamento e execução de projetos renováveis, bem como tem a expertise de ter sido a única universidade do brasil a participar ativamente na consolidação desse instrumento da política ambiental nacional.

A SEDEPE, por sua vez, também apresenta uma pauta ativa e propositiva quanto à busca por projetos de implantação de novas lógicas econômicas e ambientais no Maranhão. Há estudos e prospecção de iniciativas ligadas ao hidrogênio verde e à criação de ambientes de inovação com segurança jurídica para os instrumentos de redd+ e esforços de inserção do estado no mercado internacional de créditos de carbono.

A tudo isso, some-se o objetivo da secretaria de Estado e das empresas de sociedade mista a elas vinculadas, como a EMPA, a MAPA e a GASMAR de proporcionar aos investidores e aos habitantes do estado, ecossistemas empresariais com objetivos sustentáveis e duráveis, pontua o professor Luiz Jorge, do Departamento de História e Geografia da UEMA.

Assim, a reunião entre a SEDEPE e as empresas que estão sob sua responsabilidade junto com a UEMA teve o objetivo de aliar o conhecimento científico e formativo produzido e desenvolvido pela universidade com as iniciativas sustentáveis planejadas e implementadas pela SEDEPE. Esse cenário é possível graças a toda inteligência territorial já produzida pela universidade e as políticas de desenvolvimento econômico, social e ambiental integral conduzidas por pela secretaria.

“A Universidade e o Estado precisam estar irmanados para que haja ações prósperas. Fica muito claro aqui a importância de aproximarmos secretarias, governos e universidades”, pontua, o reitor eleito para o quadriênio 2023-2026, e atual vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana.

Após a reunião na reitoria da UEMA, os presentes visitaram o Laboratório de Sementes Florestais (no prédio do INPE), a sala modelo de metodologias ativas da Universidade, que fica no CECEN, o prédio em construção do Núcleo de Geoprocessamento da UEMA e o atual local onde a NUGEO funciona.

Para o ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, é necessário unir todas as forças para que não haja desperdícios de esforços em relação aos projetos que levam ao desenvolvimento econômico do Estado. “A UEMA é um elo indispensável para esse fim. Quem faz visita que eu fiz isso não tem dúvidas disso”, concluiu Tavares.

Estavam presentes também na reunião e visita ao Campus Paulo VI: o secretário-adjunto da SEDEPE – Geraldo Cunha Carvalho Junior; o  superintendente de Planejamento e Desenvolvimemtnto, Pedro Dantas da Rocha Neto; o superintendente de Minério-metalurgica Petróleo e Gás, Francisco Raimundo Fraga Araujo; o assessor especial de apoio institucional, José Domingues Neto; o chefe da assessoria de desenvolvimento econômico e programas estratégicos, Fabrício brito silva;  representantes da EMAP, Arthur tiago e Sergio Aranha; além de funcionários da SEDEPE, pró-reitores da UEMA, diretores de centro do campus Paulo VI e os professores Luiz Jorge e Fabrício Brito.

Veja as fotos da reunião entre UEMA e SEDEPE e posterior visita ao Campus Paulo VI:

Por: Walline Alves

Foto: Luis Paulo Sousa