UEMA e UEMASUL assinam Acordo de Cooperação Técnico-Científica

Por em 10 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) assinaram, nesta quarta (09), Acordo de Cooperação Técnico-Científica, objetivando a cooperação técnico-científica em suas diversas modalidades, com amparos legais em Lei Federal.

O presente instrumento tem como origem a necessidade de ampliar as relações e processos no desenvolvimento do ensino superior público pelas universidades estaduais do Maranhão para a troca de experiências e parcerias técnico-científica.

“Vou expressa esse sentimento como um filho que retorna à sua casa. É a imagem mais singela é verdadeira do sentimento que me ocupa neste instante. Acredito que a primeira vez que eu vim ao então Campus Imperatriz da UEMA eu era Diretor do CCSA, foi quando tive o primeiro contato com a comunidade acadêmica da região e a nossa história começou ali a ser escrita e as relações de companheirismo, de amizade e, principalmente, a costura de um tecido institucional nos aproximou indelevelmente. Anos mais tarde tivemos a criação do UEMASUL e eu estou tendo a oportunidade, pela primeira vez, de dizer a vocês de como foi aquele momento. E digo que nós nunca saímos dessa trincheira, a causa educacional que outrora era responsabilidade exclusiva no tocante ao ensino superior à UEMA, e hoje nós temos responsabilidades mútuas em nossas áreas de cobertura e o desafio diário da UEMA é o desafio diário da UEMASUL”, disse o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

A reitora da UEMASUL, Luciléia Lopes, destacou que “esse momento tem um significado muito importante, sim porque nós somos universidades irmãs e somos a caçula e todas as vezes que precisei o reitor tem me orientado de forma digna e correta como você tem feito com a UEMA. Então, é sempre uma alegria muito grande quando a gente se encontra. Agradeço e parabenizo pela excelente gestão nestes 8 anos, que está terminando, mas foi de muito êxito para a UEMA”.

Na ocasião, o reitor da UEMA, Gustavo Costa, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à educação superior no Maranhão e pela parceria na construção da UEMASUL.

Na oportunidade, o reitor, ainda, fez uma visita às instalações da UEMASUL.

Por: Paula Lima

Fotos: Paula Lima