UEMA realiza colação de grau do Programa Ensinar da UEMA – Polo Brejo

Por em 26 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta sexta-feira (25/11), a colação de grau do Programa Ensinar – Polo Brejo.

Foram 96 profissionais distribuídos nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura e Matemática Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Testemunhar este momento de uma travessia corajosa capaz de promover uma mudança na vida de estudantes de uma universidade pública que serve ao povo maranhense há 40 anos produzindo e difundindo conhecimento, orientado para a cidadania e formação profissional, comprometido com o desenvolvimento sustentável de nosso estado, me enche de honra e esperança e ficará guardado na minha memória como mais um momento da minha inquestionável opção pelo magistério, compromisso de vida”, destacou a pró-reitora da Pró-Reitoria de Graduação,  Fabíola Santana que representou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

O formando Levi Queiroz Pimentel, do curso de Matemática Licenciatura, foi o orador oficial dos concludentes e pontuou: “Quero agradecer a UEMA pelo seu papel importante na sociedade, possibilitando jovens como nós a conquistar o sonho da formação acadêmica por meio do Programa Ensinar. Uma instituição séria, uma instituição da gente, com um trabalho eficiente, funcionários competentes, professores eloquentes e alunos conscientes. Gostaria de dizer a todos aqui presentes que hoje vamos sair daqui diplomados, mostrando que estamos prontos e capazes de atuar como profissionais no competitivo mercado de trabalho, porém é necessário seguir em frente, traçar novos objetivos e com muita dedicação alcançarmos novas conquistas”.

O professor Alan Kardec Gomes Pacheco Filho, do curso de História, foi o paraninfo escolhido para representar os demais, enfatizou: “Hoje é um dia muito especial e talvez o mais importante da vida de vocês. Hoje vocês formandos recebem da Universidade Estadual do Maranhão o grau que lhes habilita oficialmente a serem professores. A UEMA, universidade pública de qualidade, contribui com a formação de professores por todo o território maranhense, peço que cada um dos formandos assumam o compromisso com a ética e o ensino de qualidade”.

Segundo a coordenadora do Polo Tutóia do Programa Ensinar, Joiziane Martins Nascimento, “hoje é um dia muito especial para nós e para vocês, formandos, familiares e todos que juntos compartilharam dessa conquista. Mais um desafio foi superado com a conclusão e diplomação de um curso superior. Cada formando aqui presente sabe o valor dessa conquista, pois muito são os obstáculos que impedem o acesso e a permanência no ensino superior no Brasil. Porém, sabemos que tudo que vocês passaram valeu a pena, para todos nós que fazemos universidade, vocês são gigantes”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Ciência Biológicas Licenciatura: Mateus Lima Bastos

História Licenciatura: Maria Eraneide dos Santos