UEMA realiza colação de grau do Programa Ensinar da UEMA – Polo Itapecuru Mirim

Por em 27 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, neste sábado (26/11), a colação de grau do Programa Ensinar – Polo Itapecuru Mirim. Foram cerca de 70 profissionais distribuídos nos cursos de História Licenciatura, Matemática Licenciatura e Pedagogia Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Esse é um momento de encerramento de um ciclo na vida de cada um e o início de uma nova jornada pessoal ou profissional para vocês e para suas famílias, assim como para o estado do Maranhão que ganha novos professores. Vivemos um tempo de mudanças globais que configuram um tempo de novas perspectivas, esperança para todos os cidadãos brasileiros e para os acadêmicos da UEMA. Espero que tenham aproveitado a oportunidade, do tempo que tiveram de se abster, de seu entes queridos e organizar as atividades em meio às outras atribulações da vida. Que sua competências contribuam para o objetivo do Programa Ensinar que busca o diálogo constante entre diferentes visões de mundo para fortalecer a política de formação docente para a educação do Maranhão colaborando com a mudança dos indicadores sociais e educacionais no Estado”, destacou o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana, que representou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

A formanda Laisa Lopes Pereira, do curso de História Licenciatura, foi a oradora oficial dos concludentes e pontuou: “Finalizamos mais uma etapa de nossas vidas, do qual escolhemos ser agentes de mudança através da educação. Sabemos das dificuldades enfrentadas, mas temos plena certeza que as sementes que iremos plantar darão frutos e a nossa luta durante os últimos anos valerão a pena. Uma vitória que irá nos preparar para novas oportunidades que estão por vir. Para finalizar esse momento, encerro com a palavra gratidão que expressa o sentimento presente. Um agradecimento à UEMA que proporcionou o contato com pessoas tão inspiradoras”.

A professora Ana Lúcia Duarte, do curso de Pedagogia, foi a paraninfa escolhida para representar os demais e enfatizou: “A educação é grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Estamos aqui hoje para festejar o término de um importante ciclo de formação ofertado pela Universidade Pública. Foram anos de dedicação, cada formando aqui, traz consigo um sentimento único pela realização de um sonho. Vamos lutar sempre pela universidade pública, inclusiva, democrática e participativa para todos os brasileiros”.

Segundo a diretora do Campus Itapecuru Mirim, Thallita Karollaine de Queiroz Pereira Serra, “caros formandos, vocês são vencedores porque estão aqui hoje. A Universidade Estadual do Maranhão – Campus Itapecuru Mirim cumpre seu papel institucional, com a colocação e qualificação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Vocês saem daqui mais capazes, mais preparados e melhor instrumentalizados para enfrentar os desafios que aparecerão nessa nova jornada. Queria também dizer que a graduação não é o fim, mas sim o início de uma nova fase na vida de vocês, fase essa em que colocarão em prática todos os ensinamentos que adquiriram durante o período acadêmico”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:
História Licenciatura: Iuri Garcêz dos Santos
Matemática Licenciatura: Marisa Pereira de Abreu