UEMA realiza colação de grau do Programa Ensinar da UEMA – Polo Tutóia

Por em 25 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta quinta-feira (24/11), a colação de grau do Programa Ensinar – Polo Tutóia.

Foram 70 profissionais distribuídos nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Geografia Licenciatura e Pedagogia Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Imagino que todos que estão aqui elaboraram reflexões, indagações e cultivaram expectativas sobre a data de hoje. Esta é uma noite para lembrar da caminhada que nos trouxe até aqui e, diante de todos os obstáculos vencidos, esta é uma noite para agradecer em estarmos vivos e fortalecidos, aprendendo e crescendo. Para concluir digo, levem sempre o orgulho de ser UEMA, de ter recebido nesta instituição ensino público e de qualidade. Saibam que estaremos sempre prontos para acolhê-los, pois esta casa é de vocês. Lembrem-se do poder transformador que a educação tem, e assim, da responsabilidade e respeito com que devemos exercer nossa profissão”, destacou Lígia Tckaika, diretora do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar que representou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Em seu discurso, o orador oficial dos formandos, Lucas Silva Alves, do Curso de Ciências Biológicas, enfatizou “a educação é um grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano. Escolhemos esse caminho e juntos chegamos ao término. A partir de hoje, parte de nossa história vai ficando para trás, mas com certeza nenhum tempo apagará o que juntos passamos, o que juntos vivemos. O tempo irá passar, mas eternas lembranças irão ficar. Que nunca deixemos de sonhar, pois o sonho alimenta a alma. Desejo a cada um de vocês que fizeram parte desses momentos tão especiais, toda a felicidade do mundo”.

A professora Ivanete Coimbra Cavalcante, do curso de Geografia, foi a paraninfa escolhida para representar os demais e enfatizou: “Que emoção poder presenciar a conquista de vocês, sabemos que não foi fácil, porém não existe impossível para os que querem alcançar suas metas. O tempo de formação é cheio de desafios, de obstáculos, mas também repleto de momentos inesquecíveis. Assim, na conclusão desta graduação, deste ciclo, comemoramos as novas portas que se abrem, os novos horizontes que surgirão, novos percursos a percorrer, novos planos, novas perspectivas e os sempre bem-vindos, sonhos”.

Segundo a coordenadora do Polo Tutóia do Programa Ensinar, Olga Portela Costa, “muita gratidão por esse momento. Parabéns, o mérito é de vocês. Hoje vocês encerram um ciclo e iniciarão outros ciclos que virão, e eu convido a vocês a não parar, porque vocês são capazes”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos cursos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo da graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:
Ciência Biológicas Licenciatura: Waldete Raos Costa
Geografia: Neiriane dos Santos Neves