UEMA realiza colação de grau do Programa Ensinar – Polo São Mateus

Por em 22 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta segunda-feira (21/11), a colação de grau do Programa Ensinar – Polo São Mateus.

Foram 107 profissionais distribuídos nos cursos de Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Música Licenciatura, Matemática Licenciatura e Pedagogia Licenciatura. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Queridos formandos, hoje se conclui uma caminhada iniciada em 2017, quando as primeiras turmas do Programa Ensinar foram abertas. O momento foi de expectativas, alegrias e contentamento de todas as pessoas envolvidas. A partir de agora, sigam o novo caminho cientes que estudaram na Universidade Estadual do Maranhão, a universidade de todos os maranhenses, que oferece ensino de qualidade e de forma inclusiva através do ensino presencial e EaD, olhem ao seu redor e vejam quantos profissionais de sucesso a UEMA formou, pensem que vocês também serão assim. Pensamentos transformam as coisas”, destacou a coordenadora geral do Programa Ensinar, Regina Célia de Castro Pereira que representou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Em seu discurso, a oradora oficial dos formandos, Myrella Pereira Pinto, do Curso de Geografia, enfatizou “enfim é chegado o momento de celebrar. Somos vitoriosos, sonhadores e também sobreviventes, sobrevivemos com fé e esperança. Lutamos, lutamos juntos e não desistimos. Nos reinventamos, aprendemos novas formas de estudar, novas formas de ensinar, e em momento algum desistimos da educação. Desejo muita sorte a todos, porque somado ao talento e a dedicação alcançaremos altos voos. Agora temos a missão árdua de ajudar a formar as novas gerações, e acredito que somos os melhores candidatos para isso”.

Segundo a coordenadora do Polo São Mateus do Programa Ensinar, Amanda Paula Chaves, “é com grande satisfação e gratidão que estamos aqui para celebrar esse momento único. Hoje o programa Ensinar da UEMA – Polo São Mateus, entrega a sociedade 107 novos professores habilitados, capacitados e qualificados, sendo 76  Saomateuenses, e os demais resistentes nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Cantanhede, São Luís Gonzaga e Peritoró. A educação tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento e a socialização para garantir a manutenção e a evolução da espécie humana, foi e é a forma encontrada para transmitir as gerações futuras a cultura e o conhecimento adquirido ao longo do tempo, é também, uma forma de transmissão de valores éticos que são fundamentais para dentro desse contexto. Deem continuidade na busca pelo conhecimento”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos Polos que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

GEOGRAFIA LICENCIATURA: ANDEVANIO SANTOS PEREIRA DE CARVALHO.

LETRAS LICENCIATURA: ANA FLÁVIA SIQUEIRA VIDAL.

MATEMÁTICA LICENCIATURA: EDSON SOUSA DOS SANTOS.

PEDAGOGIA LICENCIATURA: JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho