UEMA realiza colação de grau em Coelho Neto

Por em 24 de novembro de 2022

Foi realizada na noite desta quarta-feira (23), a cerimônia de colação de grau no Campus Coelho Neto. Cerca de 100 formandos receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, em seu discurso destacou que a colação de grau é o momento de apoteose da jornada estudantil acadêmica. “É uma grande celebração junto ao povo do Maranhão que a UEMA, universidade de todos os maranhenses, promove. A celebração do conhecimento, da ciência e da vida, é disto que se trata uma solenidade de outorga de grau. Receber um diploma de ensino superior de uma universidade pública hoje no Brasil é um ato de resistência, de resiliência, de coragem e um sopro de esperança. O diploma começa de um sonho, sonhado por alguns, e hoje é uma realidade experimentada por muitos. Que vocês tenham uma jornada repleta de conquistas, conquistas pessoais, conquistas coletivas, de alegrias, mas acima de tudo de amor, porque é o amor que nos transforma”.

O formando José de Ribamar de França Silva, do curso de Letras Licenciatura, foi o orador oficial dos concludentes e pontuou: “Agradeço a Deus por viver este momento único e a UEMA por ofertar a mim o privilégio de ser sua voz. Neste momento que se anuncia o fim da estrada, ao olharmos para trás percebemos mais claramente as marcas de uma outra travessia que realizamos. Tudo isso é aprendizado e toda aprendizagem, por menor que seja, nos transforma. Hoje nós reconhecemos pessoas diferentes. Enquanto construíamos nosso caminho, criamos e fomos criados, crescendo juntos. Desejo que o medo nunca nos seja prisão, que nos acompanhe a fé nos sonhos, a perseverança em caminhar e a leveza de uma consciência tranquila”.

A professora Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues, do curso de Letras, foi a paraninfa escolhida para representar os demais e enfatizou: “É um dia de imensa felicidade, uma realização de um sonho que ficará eternizado nas suas histórias e de seus familiares, porém é também o início de um desafio em uma estrada maior, visto que estão prontos a enfrentar e por em prática um sonho sonhado tantos anos. A nós professores, fica a saudades, mas demos a vocês uma pedra preciosas que precisa ser lapidada, essa pedra é o saber que cada um vai cuidar com muita responsabilidade e humanidade para que tenham uma vida digna para o futuro”.

Para a diretora do Campus de Coelho Neto, Raimunda Nonata Reis Lobão, “a emoção é grandiosa ao ver este espaço repleto de novos professores, que gratidão. Hoje é um momento ímpar para todos nós, estamos aqui para reescrever uma nova história, guardar outras em nossas memórias e ao final podermos juntos dizer que fazemos parte de uma nova fase. Vamos fazer uma reflexão, agora serei um professor responsável, serei espelho para várias pessoas, terei responsabilidade de ser incentivador e não exterminador”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Ciências Biológicas: Letícia Lima Souza
Geografia Licenciatura: Francisco Ribeiro da Silva