UEMA realiza colação de grau em Pedreiras

Por em 18 de novembro de 2022

Foi realizada na noite desta quinta (17), a cerimônia de colação de grau no Campus Pedreiras. Mais de 60 formandos receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Geografia, Letras, Pedagogia, Superior em Tecnologia de Alimentos e Superior em Tecnologia em Segurança do Trabalho.

A formanda Cleyse Guimarães Siebra, do curso de Letras, foi a oradora oficial dos concludentes e pontuou que a noite era de agradecimento e simbolizava o início de um novo ciclo. “Agradeço à Universidade Estadual do Maranhão, pela oferta do ensino superior de qualidade em nossa cidade, pelos programas de assistência estudantil e também ao compromisso em desenvolver pesquisa e extensão até em pequenas cidades como a nossa. Aos meus colegas, futuros docentes, desejo que o nosso compromisso com a educação seja nutrido todos os dias, e que façamos da nossa profissão um instrumento de transformação social. Aos demais formandos, os meus mais sinceros votos de sucesso em suas respectivas profissões”.

A professora Jaqueline Carneiro de Araújo, do curso de Letras, foi a paraninfa escolhida para representar os demais e agradeceu a oportunidade de falar e a homenagem da turma. “Algumas das satisfações de ser educador, além de colaborar com o processo formativo, é encontrá-los atuando na profissão, conquistando o mestrado, doutorado e pós-doutorado, conquistando as vagas de seletivos, concursos e vê-los exercendo a profissão com orgulho, isso, tenham orgulho, pois receberão o grau de licenciados em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão e se tornarão meus colegas de profissão, eu tenho orgulho de ser UEMA. Viva a universidade pública”

Para a diretora do Campus de Pedreiras, Carmen Lucia de Morais Costa, a colação representa a conquista de um sonho planejado. “O campus pedreiras como parte integrante da UEMA, sente-se co-responsável por esta grande conquista na vida de cada formando, pois diante de tantos obstáculos superados, principalmente, em meio a uma pandemia conseguimos cumprir nosso papel e hoje estamos aqui realizando mais uma solenidade de outorga de grau. Desejamos muito sucesso a todos e queremos que nossos alunos, hoje profissionais, enfrentem todas as dificuldades e obstáculos que certamente irão surgir em suas carreiras, agindo sempre com ética, responsabilidade social e o compromisso”.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, em seu discurso destacou que ao encerrar essa caminhada os formandos saem transformados e prontos para alcançarem vôos mais altos. “Hoje vocês encerram este ciclo e saem transformados e não me refiro apenas ao aspecto da formação profissional, mas também a uma formação voltada para a cidadania, a uma formação que é ético, moral, social, política. Vocês começam hoje a desbravar terras desconhecidas, acreditem nas suas caminhadas de vida e na profissão, tudo que vocês haverão de conquistar será de acordo com o compromisso, dedicação, força de vontade e principalmente energia de vida que colocarão nesses propósitos, mas não como ação individual, vocês não abandonarão a caminhada coletiva que os trouxe até aqui” afirmou.

A oradora oficial da noite foi a concludente Gisleane Saturnino Leite, do curso Superior em Tecnologia de Alimentos.

Durante a cerimônia foram entregues aos graduandos que tiveram os melhores coeficiente de rendimento ao longo do curso de graduação o título de Mérito Acadêmico. O título é uma forma de reconhecimento pela trajetória desenvolvida durante o curso.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico

Geografia – Antonio Andrade de Sousa Oliveira