UEMA realiza colação de grau no Campus Grajaú e Barra do Corda

Por em 11 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta quinta-feira feira (10/11) a colação de grau do Campus Grajaú, com a participação de formandos do Campus Barra do Corda.

Foram cerca de 30 profissionais distribuídos nos cursos de Enfermagem Bacharelado, Filosofia Licenciatura, Letras Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Curso Superior em Tecnologia em Segurança do Trabalho. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“A essência da vida na Universidade são momentos de encontros e despedidas, o momento de hoje é o de despedida da Universidade Estadual do Maranhão, a apoteose de um curso universitário, a colação de grau, o ato de receber a certificação do grau superior, momento de encontro com a sociedade e também de um novo ciclo, de uma nova jornada, que começa a partir da formatura. Sonho de milhões de brasileiros, vocês hoje fazem parte de um grupo muito restrito, lamentavelmente, muito seleto, e têm uma grande caminhada pela frente em um país que marcha na direção do desenvolvimento. Vocês representam a esperança e levarão do convívio universitário as primeiras sementes plantadas para os frutos que ainda vão amadurecer”, destacou o reitor Gustavo Pereira da Costa em sua fala.

Em seu discurso, a Diretora do Campus, Ana Rita Bezerra da Silva disse: “A vocês toda liberdade para comemorar. O grande desafio será a capacidade de gerenciar as suas carreiras, de reconstruir o que precisa ser reconstruído, fazer escolhas sábias, respeitar os limites, além de plantar e colher resultados positivos. Ter um sonho, faz toda a diferença. Tenham sonhos e acreditem no potencial de cada um e transformem os sonhos em realidade. Lutem, persistam e não desanimem. Se caírem, levantem. E sejam completamente apaixonados pelo que fazem. Não esqueçam de onde vieram, tenham foco. Tenham humildade por onde passarem. Sejam embaixadores da nossa UEMA. Enfim, contribuam para o engrandecimento do nosso Estado”.

A oradora oficial dos formandos, Stephanie Oliveira Silva, do Curso de Enfermagem, enfatizou “hoje temos presentes aqui muitas histórias, culturas, lutas e vidas distintas entre si que se uniram não ao acaso, mas a partir de muito estudo, dedicação e sonhos, por um objetivo justo e honrável de repassar com cuidado e devoção todo conhecimento adquirido contribuindo com a nossa sociedade. Sem dúvidas, determinação obstinada, é o que mais se aproxima da descrição ideal para os profissionais formados hoje, é persistência para conseguir aquilo que queremos. Ademais, hoje é um dia de agradecimento e reconhecimento, um dia para relembrarmos o quanto somos gratos as nossas raízes”.

Segundo a paraninfa, Larissa de Andrade da Silva Ramos Bastos, do Curso de Enfermagem, “vivemos durante a nossa jornada tempos incertos, com muitas histórias de sucesso e algumas dificuldades, mas superamos, afinal estamos aqui hoje. Nesse tempo vocês foram minuciosamente preparados e é com imensa satisfação que sairão profissionais capacitados, comprometidos, éticos e muito dispostos a fazerem a diferença na vida das pessoas. Eu aprendi muito com vocês, aprendi a ser amiga, filha, neta, professora e mãe e me emociono em vê-los agora como colegas de profissão”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

ENFERMAGEM BACHARELADO: JULIANA SOUSA DINIZ.

FILOSOFIA LICENCIATURA: ANTÔNIO DOMINGOS ARAÚJO NASCIMENTO.

GEOGRAFIA LICENCIATURA: ANTONIA MELO DE SOUZA.

LETRAS LICENCIATURA: KAROLAYNE DA CONCEIÇÃO FERREIRA.

MÚSICA LICENCIATURA: FRANCISCO RIVALDO PEREIRA DE SOUSA.

PEDAGOGIA LICENCIATURA: ITAMARA MARIA GONÇALVES VIANA.

SUPERIOR EM TECNOLIGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO: MARCOS DANILO BARROS ALVES.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho