UEMA realiza colação de grau no Campus Pinheiro

Por em 6 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta sexta-feira (04/11) a colação de grau do Campus Pinheiro.

Foram cerca de 30 profissionais distribuídos nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Geografia Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Curso Superior em Tecnologia em Segurança do Trabalho. Um momento único para os concludentes que compartilham sua alegria com familiares, convidados, professores, homenageando todos que contribuíram para esta vitória.

“Formandos e formandas, a UEMA é uma universidade grande, é uma universidade grandiosa, não há município no Maranhão que não tenha um professor formado pela nossa universidade, é um espaço de diversidade, de pluralidade, onde há a convivência de opostos, opostos que não são inimigos e assim vocês haverão de transformar a Baixada Maranhense e a realidade de suas vidas, portanto façam as melhores escolhas”, destacou o reitor Gustavo Pereira da Costa em sua fala.

Em seu discurso, o Diretor do Campus, Gilbertto Aroucha disse: “A formatura de cada um de vocês representa um ganho para toda a sociedade da Baixada Maranhense. A noite de hoje é de celebração dos vencedores, dos que chegaram até aqui. A vocês, toda a liberdade para comemorar. O grande desafio será a capacidade de gerenciar as suas carreiras, de reconstruir o que precisa ser reconstruído, fazer escolhas sábias, respeitar os limites e plantar colheitas futuras”.

Em seu discurso, o orador oficial dos formandos, Walison Pereira Moura, do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, enfatizou “hoje cruzamos uma linha, uma densa marcação traçada que nos faz lembrar da longa caminhada que tivemos que percorrer. Somos símbolos de perseverança e determinação nessa jornada acadêmica para a conclusão bem-sucedida de mais um capítulo de nossas vidas. Hoje estamos dando uma resposta positiva para a sociedade. Sairemos daqui com diplomas em mãos, mostrando que somos aptos a atuar como profissionais em um mercado de trabalho competitivo, que nesse novo caminho sejamos profissionais fortes e prontos para enfrentar as dificuldades que se avizinham. Finalizo dizendo que, mesmo egressos da instituição, precisaremos nos manter firmes na defesa de uma UEMA, universalizada, pública, democrática e de qualidade”.

Segundo o paraninfo Vagner de Jesus Carneiro Bastos do Curso de Ciências Biológicas, “gostaria que essa curta fala pudesse representar e retribuir o carinho e respeito que recebi ao longo desses anos em sala de aula. Se considerem prontos para formar novos mundos, novos sonhos, para funcionarem como pontes entre mundos tão diversos, tão carentes de respeito e empatia. Que hoje vocês tenham clareza que esse momento é de reconhecer a importância e o sucesso individual de cada um. Ninguém cresce sozinho, por isso mantenham-se conectados. Que nunca percam o ânimo de buscar novos caminhos e novas formas de existir”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico

Ciências Biológicas Licenciatura: Isabelly Cristiny Barbosa Silva;

Geografia Licenciatura: Nibio Fernandes Ribeiro;

Música Licenciatura: Hiago Cutrim Sousa;

Pedagogia Licenciatura: Claudilene Pinheiro Silva Rodrigues;

Tecnologia em Segurança do Trabalho: Aline do Carmo Pimenta Moreira.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho