UEMA realiza I Jornada de Empreendedorismo e Inovação

Por em 21 de novembro de 2022

Foi realizada na manhã desta segunda feira (21), a abertura da I Jornada de Empreendedorismo da UEMA. O evento é promovido pela Agência de Inovação da UEMA (Marandu), em parceria com a Pró -Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A jornada visa promover um espaço de discussão, reflexão e de estímulo ao empreendedorismo e a inovação, considerando os desafios e oportunidades no contexto regional e nacional, além de proporcionar aos docentes, técnico-administrativos e terceirizados da instituição, oportunidade de apresentar seus negócios para a comunidade acadêmica.

“A I jornada faz parte da política de empreendedorismo criada pela reitoria para estimular dentro da universidade o conhecimento inovador e o pensamento empreendedor em nossa comunidade acadêmica. Aí final deste evento teremos um novo pensamento, um novo estímulo e novas oportunidades a serem oferecidas” afirmou o gerente da Marandu e coordenador do evento, professor José de Ribamar Morais.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, afirmou que por meio do evento a universidade reafirma que a atividade empreendedora é indispensável como base das ações institucionais, com repercussão no meio social, cultural e econômico. “É uma jornada de descobertas, de entendimento, mas principalmente de uma firmeza de onde queremos chegar. É uma responsabilidade de todos, por isso bem aventurada a nossa universidade para encontrar os caminhos e fazer as melhores escolhas na direção da promoção, disseminação da cultura do empreendedorismo e inovação “.

O vice reitor Walter Canales destacou a importância de difundir, implantar e consolidar o empreendedorismo dentro da universidade. “Esse evento vem a caminhar nesse sentido pela diversidade de assuntos que serão debatidos nestes 3 dias que, com certeza, vão contribuir para abrir mentes, mostrar caminhos e para noticiar professores, alunos e todos que formam a UEMA, a fim de que tenhamos dias melhores e mais produtivos “.

O secretário de Ciência, tecnologia e inovação, David Teles, destacou o pioneirismo da UEMA relação ao tema do empreendedorismo. “A UEMA foi a primeira instituição de ensino superior que estruturou um segmento interno na área de inovação, e já se destaca há alguns anos com ações O e programas relativos ao tema. A inovação é o que transforma ciência e tecnologia em aplicação prática, em novos produtos, em novos métodos que melhoram a vida de todos, por isso é louvável a iniciativa da universidade”

A palestra Magna sobre o tema “Maranhão – Um estado em importante crescimento inovador” foi ministrada pelo secretário, Davi Telles. Durante a palestra ele abordou o cenário e oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico no estado, apresentou o que o Maranhão tem feito em relação à inovação, apresentou o trabalho da Inova Maranhão e apontou tendências e perspectivas para o futuro.

O evento será realizado até quarta feira (23) e contará com a participação de profissionais multidisciplinares, que ministrarão palestras sobre diversos temas. Além de palestras, os profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferecerão orientações para os empreendedores.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Wagner Souza