UEMA realiza o VI Seminário PROQUALIT

Por em 30 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realiza nesta quarta-feira (30), o VI Seminário PROQUALIT. O evento acontece no auditório da UEMAnet.

Com o tema “Planejamento Estratégico e Consolidação dos Programas de Pós-Graduação”, o seminário tem como objetivo discutir questões estratégicas para a Pós-Graduação da UEMA.

A mesa de abertura foi composta por: Drª. Rita de Maria Seabra Nogueira (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação); Drª. Antonia Alice Costa Rodrigues (Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação); Dr. Tiago Massi Ferraz (Coordenador do PROQUALIT); Drª. Nancyleni Pinto Chaves Bezerra (Coordenadora de Pós-Graduação) e a Drª. Marina Bezerra Figueiredo (Coordenadora de Pesquisa).

“Hoje estamos realizando o VI Seminário PROQUALIT com o tema ‘Planejamento Estratégico e Consolidação dos Programas de Pós-Graduação’. É importante a participação de todos os alunos,técnicos administrativos,coordenadores e professores, pois o planejamento é feito coletivamente. Cada programa de pós graduação deve ter seu instrumento de autoavaliação e seu planejamento estratégico,” ressalta a Drª. Rita de Maria Seabra Nogueira, pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.7

Durante a manhã, foram apresentados os Projetos aprovados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal – PDPG e FAPEMA CAPES: Parcerias Estratégicas nos Estados II e as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pela equipe da PPG.

Ainda pela manhã houve a presença do palestrante Rafael Rodrigues Carvalho, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRPE, com a palestra  “Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação: Acompanhamento das Ações.

“O PROQUALIT (Programa de Qualidade Total para os cursos de Pós-Graduação da UEMA) foi criado em 2015, com vistas ao avanço tanto quantitativo quanto qualitativo da pós-graduação.  Um dos pontos centrais do Programa é a articulação de um conjunto de ações de apoio, acompanhamento e avaliação, tendo em vista a consolidação e a expansão da pós-graduação Stricto sensu na Universidade Estadual do Maranhão, “afirma o coordenador do PROQUALIT, Tiago Ferraz.

Na parte da tarde, serão apresentadas mesas redondas com espaço para debates.

O evento contará ainda com a cerimônia do prêmio UEMA de teses e dissertações, no encerramento do seminário.

Por Priscila Abreu

Fotos  Wagner Fernandes