UEMA realizou a inauguração do Laboratório Coworking Space “Prof. José Oscar de Melo Pereira” em Timon

Por em 23 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Timon, realizou na manhã de hoje (23), a inauguração do Laboratório Coworking Space “Prof. José Oscar de Melo Pereira”.

O laboratório tem como objetivo aproximar a prática de ensino ao aluno dentro de um contexto real, por meio da vivência em um espaço colaborativo composto por alunos, professores de diversas áreas do conhecimento, profissionais, empreendedores e comunidade, a fim de dar suporte, criar melhorias no negócio bem como apoiar alunos e profissionais e comunidade que desejam implementar seu próprio negócio.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa “esse é um espaço novo, físico e conceitualmente, é muito mais do que uma sala, é uma proposta de trabalhar de forma cooperativa com uma grande e ampla convocação de diversos entes. Este movimento de coworking representa um novo arranjo entre instituições, com propósitos comuns que visam difundir a cultura do empreendedorismo, gerar inovação, contribuir para formação dos jovens estudantes. Portanto, as primeiras sementes estão postas, há muito o que adubar, há muito o que arar nesta terra, tenho certeza que é o prenúncio de uma realização exitosa”.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales destacou: “Estamos mudando a face do Campus Timon para uma Universidade que queremos implantar em todo o estado do Maranhão e todos os nossos campi. O coworking é um espaço de cooperação, moderno que busca desenvolver o empreendedorismo e a inovação para que possamos produzir ações que venham a desenvolver o nosso estado do Maranhão, por meio da nossa Universidade. É grande a responsabilidade, mas com a inteligência e a inquietude de professores e alunos, daremos o impulso necessário para que o coworking represente tudo que nós queremos”.

A diretora do Campus Timon – UEMA, professora Edite Sotero Leal, falou: “O coworking é muito mais do que um laboratório cooperativo ou um lugar de discussão de ideias, representa para nós um passo enorme para o que o futuro propõe, um futuro que já exige de nós, no presente, de estarmos antenados com as tecnologias É mais um laboratório de grande impacto que teremos aqui no Campus Timon”.

Para o coordenador geral do Coworking Space, Vladimir Oliveira: “Vivemos em uma nova realidade, na qual um problema pode ter várias soluções, o conhecimento pode ser construído e adquirido de diversas formas, então hoje, colaborar, interagir, trabalhar em equipe, construir pensamentos inovadores e críticos contribuem para a formação de uma sociedade preparada para o futuro, diante disso, digo que o que estamos fazendo aqui hoje é a realização de um sonho na busca constante por aprendizado e inovação de professores e alunos inquietos. Portanto, agradecemos a colaboração de todos pelo apoio para a realização deste momento e de outros que vamos construir juntos durante a vigência do laboratório”.

Por karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho