VIII Café Internacional da UEMA tem abertura em formato híbrido

Por em 3 de novembro de 2022

Teve início na manhã desta quinta, 03, por meio da Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a oitava edição do Café Internacional. O evento, que está ocorrendo de modo híbrido, está tendo atividades na modalidade presencial, no auditório do UemaNet, no Campus Paulo VI, e com transmissão pela plataforma de Eventos do UemaNet no Youtube ( acompanhe aqui). As inscrições ainda estão abertas (clique aqui).

Com a temática “Experiências Exitosas e Novas Perspectivas na Internacionalização”, o Café Internacional tem convidados nacionais e internacionais. Será realizada ainda, dentro da programação, a terceira edição da Sessão Internacional, que tem por objetivo criar experiência de apresentação de trabalhos em um segundo idioma, no caso o inglês.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o evento impõe uma reflexão central “o que podemos chamar de um evento exclusivamente local? ”. Ele pontuou que para elucidar essa questão, é necessário se basear em situações vividas recentemente como pandemia da COVID-19, guerra na Ucrânia, eleições presidenciais no Brasil, entre outras. “Não há mais nada que possa ser circunscrito a um ponto minúsculo neste universo”, disse Costa. E completou: “nada que fazemos hoje nas instituições pode passar ao largo da nossa compreensão de que se trata de uma questão planetária”.

A Universidade Estadual passou nos últimos sete anos, por um difícil processo de mudança cultural em relação à internacionalização. Para o vice-reitor da UEMA, e reitor eleito para o biênio 2023-2026, Walter Canalles Sant‘Ana, viveu-se uma árdua missão de 2015 para cá, mas a Instituição está saindo vitoriosa no processo de internacionalização institucional.

O Superintendente de Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos de Andrade, relatou que nos últimos anos, a Universidade viveu Workshops internacionais, cafés internacionais, ações de assinatura de protocolos e acordos internacionais, curso de português para estrangeiros, implantação do bacharelado de Relações Internacionais, ações estratégicas internacionais, aprovação do plano de relações internacionais, entre tantos outros projetos com vistas à Internacionalização. “Hoje a  UEMA é global”, frisou o professor Thales.

Para a Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Silva, o Maranhão está em uma área do ponto de vista geográfico muito propícia para o desenvolvimento da internacionalização das instituições. “Nosso estado é excelente ponto para nos relacionarmos com o restante do mundo”. Citando o escritor brasileiro Guimarães Rosa, a Secretária ressaltou que para seguir nesse processo de luta de desenvolvimento do estado e conquista de liderança nesse movimento de globalização é preciso ter coragem. E sublinhou ainda que a UEMA estava de parabéns por fazer parte desse processo.

Estiverem presentes também na abertura do VIII Café Internacional o vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Celso Freire Junior e o secretário adjunto de Estado de Programas Estratégicos, Geraldo Cunha Carvalho Júnior.

Após a abertura do evento, foi ministrada a palestra “Educação Internacional: Experiências Exitosas –  Relatos e experiências do Prof. Dr. Roberto Claudio Rodrigues Bezerra, Mestre e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA), Ex- Deputado Estadual (CE) e Ex-Prefeito de Fortaleza”, com moderação do Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa e do Prof. Dr. Timothy Finan (Departamento de Antropologia da Universidade do Arizona).

Confira abaixo a programação que segue até dia 5 de novembro:

Por: Walline Alves

Fotos: Wagner Fernandes