Campus Grajaú comemora 20 anos

Por em 1 de dezembro de 2022

Foi realizada nessa quarta-feira (30), uma solenidade em comemoração aos 20 anos do Campus Grajaú, na Academia Grajuense de Letras e Artes. Participaram do evento o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o vice reitor, Walter Canales; o prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda; a diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra; a presidente da Câmara municipal de Grajaú, Elany Jorge; além de pró reitores, professores, acadêmicos, servidores e outras autoridades.

Na ocasião, teve a assinatura do aditivo referente ao protocolo de intenções entre a UEMA e a Prefeitura de Grajaú. O objetivo é a continuidade dos serviços de psicologia e psicopedagogia, bem como consolidar políticas e projetos de aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa do Campus.

Teve também a assinatura do Termo de Doação do terreno para a construção do Campus Grajaú, entre UEMA e prefeitura da cidade.

“A Universidade em seu aniversário foi agraciada com esse presente, esse terreno, que nos permite sonhar com novos cursos, novos projetos, que são também os sonhos de todos que fazem parte da trajetória da UEMA em Grajaú. A realização de tudo começa com um sonho e hoje o sonho começou e vamos realizar”, afirmou o Vice reitor, Walter Canales em seu discurso.

O reitor Gustavo Costa, recebeu o título de cidadão grajauense, que foi entregue pela presidente da câmara municipal de Grajaú, Elany Jorge.

“Gostaria de manifestar a minha gratidão com esse título, tenho convicção daquilo que a UEMA tem feito em Grajau. Isso representa muito na minha trajetória. Esses títulos não são buscados, são consequências daquilo que conseguimos fazer. Aqui em Grajaú combatemos o bom combate “, declarou o reitor.

A presidente da câmara de vereadores, Elany Jorge, destacou a importância da atuação da UEMA no município. “A UEMA vem fazendo história, transformando vidas através de seus serviços prestados, operando na nossa cidade e preparando profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho. O aniversário é da UEMA mas quem ganha o presente é o povo de Grajaú que tem o privilégio de ter essa universidade aqui na cidade”.

A UEMA recebeu uma monção de aplausos concedida pela câmara pelos 20 anos de serviços prestados na educação para o município.

“O campus de Grajaú avançou muito nos últimos anos e tenho certeza que iremos avançar mais, pois ainda podemos fazer muito pela comunidade acadêmica e pelo município também. E quem ganha com tudo isso é a cidade, é o estado. Me sinto privilegiada de estar dividindo esse momento aqui com vocês. Que nós possamos sempre fazer mais por nossa comunidade sempre”, declarou em seu discurso, a diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra.

Durante a solenidade foi realizada a entrega de placas aos homenageados em agradecimento a sua contribuição, parceria, profissionalismo e qualidade dos serviços prestados à UEMA.

O prefeito de Grajaú, Mercial de Arruda, em seu discurso agradeceu por todos os benefícios que a UEMA trouxe para a cidade. “As instituições que produzem conhecimento, ciência, são instituições que contribuem decisivamente para o desenvolvimento sustentável do município e desta região. Meus agradecimentos sinceros a UEMA por toda contribuição nesses 20 anos”.

Homenageados da noite com as placas foram:

– Gustavo Costa, reitor;
– Walter Canales Sant’ana, Vice-Reitor;
– Mercial Lima de Arruda, prefeito de Grajaú;
– Elany Jorge, presidente da Câmara Municipal de Grajaú;
– Professor José Maria Sousa, ex diretor do Campus Grajaú;
– Professora Iracilda de Sousa Falcão, ex diretora do Campus Grajaú;
– Professor Raimundo Calixto Martins Rodrigues, ex diretor do Campus;
– Professor Eliel Dos Santos Pereira, docente do Campus Grajaú;
– Professor Daniel Mussuri de Gouveia, docente do Campus Grajaú;
– Fabricia Da Silva Almeida , servidora mais antiga do Campus Grajaú.

Ambulatório universitário do Campus Grajaú

Como parte das comemorações de 20 anos do Campus Grajaú, foi realizado o descerramento da placa do Ambulatório Universitário “Alodí Câmara Leda”.

A diretora do curso de enfermagem, professora Maria Juliana dos Santos Cortes explicou os objetivos do ambulatório. “Este ambulatório em parceria com a prefeitura tem o intuito de fortalecer o conhecimento acadêmico, para que esse alunos saiam daqui mais seguros de sua assistência”.

A diretora destacou ainda os alunos irão acompanhar diversos procedimentos, como triagem dos sinais vitais, curativos, consultas, entre outros.

Para o acadêmico Elielton Carneiro, o ambulatório é uma grande oportunidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “É muito importante a gente começar pela atenção básica, já que nossa atuação não é apenas de tratamento ou curativa, pois o nosso trabalho é de promoção e prevenção da saúde, então aqui é um local para a gente compreender como tratar as pessoas com humanização. Aqui vamos poder aplicar nossos conhecimentos, por isso agradeço a iniciativa”.

O ambulatório leva o nome de Alodi Câmara Leda que foi professora, parteira e posteriormente enfermeira prática em obstetrícia.

Por Polyana Bittencourt

Fotos: Rafael Carvalho