Missa em homenagem à prof. Zafira Almeida é realizada na UEMA

Por em 12 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na manhã desta segunda, 12, no auditório do Prédio do curso de Ciências Biológicas, no Campus Paulo VI, a missa de 1 ano de nova vida da professora Zafira Almeida.

Após a celebração, foi realizado o descerramento de uma placa em homenagem póstuma à professora Zafira Almeida, no prédio do curso de Biologia. Participaram do evento o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor, Walter Canales Sant´Ana, além de pró-reitores, professores, alunos e servidores. A família da professora Zafira também prestigiou a homenagem, que foi organizada por professores e servidores do curso de Biologia.

PROFESSORA ZAFIRA ALMEIDA

Zafira faleceu em 11 de novembro de 2021. Ela era graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Emilio Goeldi.

Na UEMA, foi fundadora e diretora do Curso de Ciências Biológicas do Cecen. Coordenou o curso de Especialização em Educação Ambiental. Chefiou o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática. Docente e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, Recursos Aquáticos e Pesca e da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE). Foi Assessora de Gestão Ambiental (2015/2018) e Pró-Reitora de Graduação(2019-2021).

Membro da Academia Maranhense de Ciências, uma das mais destacadas pesquisadoras do Maranhão, Zafira recebeu vários prêmios e honrarias em reconhecimento à sua trajetória acadêmica, com destaque à Medalha Gomes de Sousa de Mérito Acadêmico da UEMA e ao prêmio FAPEMA 2021.

Professora Zafira exerceu a docência com plenitude, de modo abnegado e integral. Dedicou-se com paixão e entusiasmo a tudo que realizou como mulher, educadora e pesquisadora. Inspirou colegas e estudantes, ensinou e aprendeu, viveu com intensidade o mundo da ciência e da natureza. Autora de intensa produção científica, contribuiu exemplarmente para a consolidação acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão.

Por: Walline Alves

Fotos: Alcindo Barros