Nota oficial: sobre corte financeiro imposto pelo Governo Federal ao sistema nacional de ciência e tecnologia, especialmente à Capes

Por em 8 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vem a público manifestar sua indignação contra o recente corte financeiro imposto pelo Governo Federal ao sistema nacional de ciência e tecnologia, especialmente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Essa política perversa de cortes sucessivos, perpetrada por decisões de gabinete,  compromete a pesquisa nacional, a formação profissional e o funcionamento das instituições. Além disso, releva ainda mais a desimportância e o desprezo dados à ciência, às universidades e aos pesquisadores de hoje e de amanhã.

A suspensão do pagamento de bolsas de pós-graduação, do PIBID, da Residência Pedagógica, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre outras, num país em que se institucionalizou o orçamento secreto, é imoral, inaceitável e injustificável. Atitudes como essa desestabilizam e enfraquecem políticas educacionais de grande impacto nas universidades.

A UEMA, afetada por tal medida,  enfileira-se às demais instituições e centros de pesquisa e de formação no sentido de exigir uma decisão imediata para reverter esse corte e restabelecer o pagamento das bolsas.

Basta de desrespeito e indiferença pela ciência e pela educação!

São Luís, 07 de dezembro de 2022

Prof. Gustavo Pereira da Costa