Pesquisadores da UEMA recebem PRÊMIO FAPEMA 2022

Por em 8 de dezembro de 2022

A FAPEMA realizou nesta quarta-feira, 07, a cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2022. E a Universidade Estadual do Maranhão foi premiada nas categorias: Jovem Cientista,Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior e Pop Video Ciências.

Confira os ganhadores:

JOVEM CIENTISTA

Aluno(a): IGÊNIA MORAES SILVA GOMES

Orientador: ELOY BARBOSA DE ABREU

Pesquisa: POR TRÁS DOS OLHOS: A ARTE FOTOGRÁFICA E O COMÉRCIO DE RETRATOS NOS JORNAIS MARANHENSES DO SÉCULO XIX (1860-1899)

Área: Ciências Humanas e Sociais

TESE DE DOUTORADO

Aluno(a): LEONARDO DE JESUS MACHADO GOIS DE OLIVEIRA

Orientador: ANTONIA ALICE COSTA RODRIGUES

Pesquisa: CARACTERIZAÇÃO FITOPATOGÊNICA, MORFOLÓGICA E FILOGENÉTICA DE ISOLADOS DE FUSARIUM PRESERVADOS NA MICOTECA PROF° GILSON SOARES DA SILVA

Área: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PESQUISADOR SÊNIOR

Pesquisador: GUILLAUME XAVIER ROUSSEAU

Proposta: MEMORIAL ACADÊMICO CIENTÍFICO DE GUILLAUME XAVIER ROUSSEAU

Área: Ciências Sociais e Humanas

POP VÍDEOS CIÊNCIAS

Aluna: LUISA MARA SILVA LIMA

Orientador: EMANOEL CESAR PIRES DE ASSIS

Pesquisa: LITERATURA E ESTUDOS DE CORPUS: A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS AZEVEDIANAS

Aluno: Ramon Sá

Orientadora: Leila Lobato Graaf

Pesquisa: desenvolveu um trabalho na área da cosmologia, que é o estudo da origem e composição do universo.

Em sua 17ª edição, o prêmio tem como tema ‘Cientistas do território maranhense – Francisco Limeira, José Manuel Rivas Mercury e Luiz Alves Ferreira’. Os homenageados são pesquisadores que se destacaram em suas vidas acadêmicas e têm relevante histórico de incentivo às produções em suas áreas do conhecimento.

Além de troféu, os vencedores receberão prêmio em dinheiro que varia de R$ 10 mil a R$ 1.250, 00, totalizando mais de R$ 200 mil.

Por Priscila Abreu