Semana Acadêmica: UEMA realiza a premiação ODS 2022 “José Oscar de Melo”

Por em 7 de dezembro de 2022

Aconteceu durante todo o dia de ontem (06), integrando a programação geral da Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o II Simpósio Agenda 2030 e os ODS na Uema, com o tema “Igualdade de gênero da Uema 2022, fruto da articulação da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Comissão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CODS.

Na oportunidade, ocorreu a Premiação ODS Uema 2022 – “JOSÉ OSCAR DE MELO PEREIRA” que premiou quatro categorias dentro da Universidade: Extensão, Pesquisa, Ensino e Gestão.

Essa premiação é uma estratégia proativa que objetiva fomentar a adoção dos ODS por parte de todos os setores e áreas de ação ou conhecimento, essenciais a atividade universitária institucional, bem como constituir uma forma de alavancar o entendimento dos ODS como parte estrutural de instituição de ensino superior responsável e comprometida com todo o planeta.

Os premiados foram:

EXTENSÃO – Projeto “Meninas e Mulheres: Pobreza Menstrual”;

PESQUISA – Projeto “Desenvolvimento e Sustentabilidade: A Agenda ODS/ONU e o desempenho socioambiental das políticas urbanas e regionais em São Luís, MA – 1970-2020”;

ENSINO – I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade – UEMA (Tema: Conhecer para conservar a vida aquática e terrestre)”;

GESTÃO – Restaurante Universitário – RU; Núcleo De Acessibilidade da UEMA – NAU e a Coordenação de Qualidade de Vida – PROGEP CQV.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou: “Essa premiação tem como objetivo incentivar cada vez mais boa práticas, boas iniciativas que visem implementar a nossa política de apoio, de estímulo aos objetivos de desenvolvimento sustentável nas ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Que todos aqueles que participaram, que se inscreveram possam disseminar essa mensagem de encorajamento para que novas ações, novos projetos sejam realizados para que possam nos ajudar a fortalecer essa política, para fazer melhor e fazer diferente”.

A assessora chefe ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha, enfatizou: “Todo o dia de hoje foi muito rico de informações, que culmina com essa premiação que demonstra o ensino, a pesquisa, a extensão e o modo de gestão da comunidade acadêmica, com a ressignificação das suas ações em se importar com o planeta e que levem a mudanças que são necessárias para a nossa própria existência. Portanto, quem está de parabéns nesse processo inteiro é a comunidade acadêmica que vem desenvolvendo essas estratégias”.

Como parte da programação teve também a Carreata da Mulher Maranhense com a realização de serviços de mamografia, preventivo, teste de glicemia e aferição de pressão. Além disso, ocorreu a Feirinha Delas, uma exposição itinerante que apresenta produtos que apelam para o consumo consciente.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho