UEMA é homenageada durante as comemorações dos 25 anos da inclusão do Centro Histórico de São Luís na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO

Por em 6 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão foi homenageada, nesta terça (06), durante solenidade de comemoração de 25 anos da inclusão do Centro Histórico de São Luís na lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidades para a Ciência, a Educação e a Cultura – UNESCO.

A homenagem foi devido sua valorosa contribuição na manutenção do Patrimônio Histórico e nos 25 anos da inclusão do Centro Histórico de São Luís na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Nós temos ao longo desses anos pesquisadores, professores e estudantes que emprestaram a sua competência, sua melhor capacidade no processo de amadurecimento desse projeto há 25 anos atrás  e hoje na preservação desse patrimônio. Nos sentimos lisonjeados pela homenagem e reafirmamos o compromisso institucional de continuarmos contribuindo para a preservação desse patrimônio, que é do mundo, além de ser dos maranhenses”, disse o reitor.

Para o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, “o  título não foi conseguido somente por uma pessoa, mas por várias, por isso resolvemos homenagear todos que fizeram e fazem parte desta história, para que a cidade conseguisse esse título e para que ela seja preservada. Deixo aqui meu recado: vamos cuidar da nossa cidade. Esse é um papel de todos nós”.

A celebração foi marcada por uma ampla programação, como a apresentação da linha do tempo, que contou como se deu o processo de titulação; pré-lançamento do filme “Luiz Phelipe Andrès: Feito de porcelana e madeira”, produzido pelo Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão – MAVAM da Fundação Nagib Haickel; e o lançamento do livro “Patrimônios do Brasil”.

As comemorações dos 25 anos do título foram iniciadas ainda em agosto, com o lançamento do Selo comemorativo.

Sobre o título

Em 06 de dezembro de 1997, o Centro Histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original.  Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.

Características únicas, que lhe conferem valor universal excepcional e o faz integrar um seleto grupo de sítios reconhecidos em todo o globo, em conformidade com a Convenção do Patrimônio Mundial, que este ano completa 50 anos. Os azulejos e os casarões são alguns dos traços mais simbólicos e únicos do sítio, sendo um dos maiores e mais preservados conjuntos arquitetônicos de origem portuguesa na América Latina.

Por Paula Lima

Fotos: Wagner Souza