UEMA inaugura obras com a presença do governador


Por em 28 de dezembro de 2022



 

Na manhã desta quarta-feira (28), o governador Carlos Brandão e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, inauguraram obras no Campus Paulo VI. Foram inaugurados o Hub Tecnológico do UEMANet, a nova biblioteca Renato Bacelar, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade.

Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, as obras atendem a demandas que são esperadas pela comunidade acadêmica. “São três equipamentos que a nossa comunidade aguardava já a algum tempo e que vêm a oferecer melhores condições para nossos estudantes e professores desenvolverem suas atividades científicas, culturais e esportivas. Então hoje é um dia de festa, de celebração, de exercitarmos o orgulho de pertencermos a essa instituição que a cada dia reafirma seu compromisso com o povo do Maranhão”, afirmou o reitor.

O coordenador do Núcleo de Esportes e Lazer  (NEL), professor Fabiano de Jesus Furtado Almeida, entregou uma placa em homenagem ao reitor, Gustavo Costa e ao vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana.

Para o governador do estado, Carlos Brandão, as inaugurações representam uma vitória para a Universidade. “Hoje é um dia muito especial porque inauguramos essas obras para a comunidade acadêmica dessa Universidade que é tão importante para o nosso Estado. Cada vez que venho aqui relembro meu tempo como universitário percebo os avanços da instituição, o que me faz ter mais energia em autorizar mais investimentos para que os universitários possam desfrutar desses investimentos, melhorar seus conhecimentos e poder assim ter mais sucesso em sua vida profissional”.

Na ocasião foi entregue a medalha de Honra ao Mérito Universitário “UEMA 40 anos” ao governador Carlos Brandão. “Receber essa medalha de 40 anos da instituição em que me formei é motivo de orgulho, especialmente por saber que recebi essa medalha pelo trabalho que a gente vem fazendo desde 2015 ao lado de Flávio Dino. Foram mais de 100 milhões de investimentos, a UEMA nunca teve na sua história tanto investimento e tanta prioridade como no nosso governo”.

Sobre as obras inauguradas

Hub de Desenvolvimento Tecnológico do UEMAnet

O Hub de desenvolvimento tecnológico, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) é um espaço que tem como objetivo contribuir para potencializar o desenvolvimento de soluções digitais e tecnológicas para a educação no estado do Maranhão.

“O Hub é um espaço para o desenvolvimento das tecnologias, algo que a UEMAnet já faz e que hoje atendemos não só ao estado do Maranhão. Estamos atendendo a uma demanda reprimida, uma demanda que a gente tem know-how, que é desenvolvimento de plataformas digitais”, disse a coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra.

Além do suporte e atualização dos ambientes virtuais para cursos de graduação, especialização e qualificação profissional, o Hub tem dentre suas atividades a customização e implementação de AVAs, assim como o desenvolvimento de sistemas que potencializam as atividades educacionais: o gerenciamento acadêmico integrado ao Moodle, os sistemas de seletivos e eventos, o desenvolvimento de sites e aplicativos mobille para os ambientes virtuais de aprendizagem e eventos acadêmicos. ainda, o suporte ativo em eventos dentro e fora da uema, bem como a participação de projetos junto a parceiros e órgãos de fomento

O Hub é composto das seguintes áreas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Suporte de Sistemas, Estruturação de Ambientes Virtuais, Telecomunicação e Segurança,  Suporte Técnico e HelpDesk, Suporte Audiovisual e Transmissão de Eventos e Pesquisa e Inovação.

A obra foi custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marreca Filho, com complemento de 250 mil, oriundo do tesouro estadual, para investimentos em equipamentos e mobílias.

Nova Biblioteca Renato Bacelar

A nova biblioteca ocupa o espaço do antigo auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e conta com computadores para pesquisa, gibiteca e cabines para estudos individuais, além de um acervo composto por livros de Administração, Economia, Contabilidade, Informática, Metodologia Cientifica, Direito, Literatura, Sociologia, Marketing, Matemática, Educação, Psicologia e Filosofia. O acervo também conta com monografias e periódicos.

A Biblioteca Setorial Renato Bacelar foi criada em 1996 pelo Diretório Acadêmico Bandeira Tribuzi, do curso de Administração, com o objetivo de disponibilizar informações de qualidade aos usuários e  um local agradável para o estudo.

Quando a Biblioteca foi criada atendia somente ao Curso de Administração. Atualmente é um espaço disponível para o atendimento dos alunos de graduação de Administração, Ciências Sociais, Direito, Formação de Oficias da Policia Militar (CFO/PM), Relações internacionais, pós – graduações, professores e técnicos administrativos da UEMA, com horário de funcionamento das 7h30 às 21h, de segunda a sexta feira.

Ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade

O Ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade permitirá a prática esportiva de diversas modalidades de quadra, sendo um local que irá promover a inclusão e a democratização ao acesso do esporte para a comunidade acadêmica e de toda adjacência.

Com capacidade para cerca de 300 pessoas, o ginásio poderá sediar modalidades esportivas como voleibol, basquete, futebol, entre outras,  além de eventos culturais e de lazer. No local, será ainda ofertado uma  academia ao ar livre que atenderá a praticas esportivas, sobretudo daquelas pessoas que praticam atividade ao ar livre,  tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa, de modo que esses dois espaços atenderão muito bem as políticas institucionais voltadas ao esporte, cultura e lazer, permitindo com que o aluno da UEMA tenha mais opção para a sua formação curricular.

O Ginásio Poliesportivo leva o nome do professor José Nilson Alves Andrade, que havia sido homenageado com o título de professor emérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade e à comunidade acadêmica, e que, durante toda sua trajetória na UEMA dedicou-se a fomentar a prática esportiva na instituição.

“Uma das razões pela qual minha família tem tanto orgulho de quem foi o profissional José Nilson foi a sua devoção e capricho por absolutamente tudo que fazia. Outro motivo era sua compreensão, de certa forma visionária, do que realmente é o esporte. Meu pai não enxergava o esporte como algo futil, feito para pequenos grupos. Ele enxergava a beleza do esporte por inteiro, em toda sua magnitude, como um dos motores de humanidade e como fator de transformação social. Ele entendia o papel de protagonismo do esporte em desenvolver carater e futuro de gerações sociedades interiras”, afirmou o filho do homenageado, Antônio Marcos da Silva Andrade, que falou em nome da família.

A obra do Ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade, se concretiza graças ao apoio de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha e do Governo do Estado por meio do apoio do governador Carlos Brandão.

“A UEMA me formou, me fez administrador de empresas e administrador público, tenha muita gratidão por essa instituição. Por isso estar aqui hoje realizando essas inaugurações é motivo de orgulho e alegria. Temos várias parcerias com a UEMA e essa talvez seja a maior delas”, disse o deputado Hildo Rocha.

 

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Wagner Fernandes 



Últimas Postagens