UEMA inaugura um novo espaço de inovação tecnológica

Por em 30 de dezembro de 2022

O Hub Tecnológico do UEMAnet visa contribuir para o fortalecimento da educação no Estado do Maranhão.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) agora conta com um novo espaço de inovação: o Hub Tecnológico do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). A estrutura, recentemente inaugurada com presença do Governador Carlos Brandão, tem como objetivo promover o desenvolvimento de soluções digitais, tecnológicas e inovadoras que possam contribuir para o fortalecimento da educação no Estado do Maranhão.

Os Hubs são ambientes dinâmicos que promovem conexões entre as áreas e equipes que abrangem. No UEMAnet, o espaço é responsável pelo suporte técnico e atualização dos ambientes virtuais dos cursos de graduação, pós-graduação e qualificação profissional, ofertados pela UEMA. Também atua na customização de AVAs, desenvolvimento de sistemas, gerenciamento acadêmico e até na realização de eventos on-line, dentro e fora da universidade.

Para o reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, o Hub tem potencial para viabilizar muitas oportunidades. “O espaço oferece melhores condições para acompanhar o dinamismo da área, o que permite uma contribuição ainda mais significativa para a educação mediada por tecnologias”, comentou o reitor. “Com o Hub, reafirmamos o nosso compromisso com o povo maranhense e o orgulho de pertencermos a esta instituição”, completou.

A professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, concorda. “O Hub é um espaço para o desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores, visando a educação em geral, o uso das tecnologias digitais e a formação de profissionais qualificados, dentre muitas outras possibilidades”, afirmou a professora. “Com a expertise da UEMA, é possível contribuir para o atendimento de uma demanda reprimida no estado e, também, em território nacional”, disse a professora.

O Hub Tecnológico do UEMAnet

Para atender às expectativas, a nova estrutura tecnológica do UEMAnet conta com estações de trabalho, sala de reunião, espaços para convivência e troca de ideias. O Hub do UEMAnet abrange áreas como análise e desenvolvimento de sistemas, suporte de sistemas, estruturação de ambientes virtuais, suporte técnico e HelpDesk, telecomunicações e segurança, suporte audiovisual e transmissão de eventos, além de pesquisa e inovação.

Para o coordenador do Hub, Kilton Calvet, a conexão entre as áreas tem impacto positivo nos processos educacionais intermediados pelo núcleo. “Buscamos por tendências, novidades e oportunidades de crescimento educacional ao mesmo tempo em que desenvolvemos meios para que a tecnologia contribua de forma efetiva para a educação”, comentou Kilton. “A proposta é identificar e disponibilizar soluções acessíveis e que possam se adaptar às diversas realidades dos estudantes no Maranhão”, disse o coordenador.