UEMA realiza colação de grau do Programa Ensinar em Pastos Bons

Por em 2 de dezembro de 2022

Na noite de 01 de dezembro, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou a colação de Grau do Programa Ensinar do Polo de Pastos Bons. Ao todo 80 acadêmicos receberam a outorga de grau. Os concludentes são dos cursos de Geografia Licenciatura, Matemática Licenciatura e Pedagogia.

A oradora oficial do concludentes, Juliana Alves, do curso de Pedagogia, falou em nome do formandos e destacou o esforço, as renúncias e perseverança dos formandos em concluir a graduação, que é a realização de uma grande sonho. “Hoje nos despedimos com a certeza do dever cumprido, mas é inegável que sentiremos saudades. A partir de agora, exerceremos uma profissão muito nobre, seremos professores. A responsabilidade e os desafios serão muitos, meu desejo é que tenhamos humildade e comprometimento para exercermos esse oficio tão lindo e necessário. Encerro este discurso com o desejo de que sejamos agentes transformadores por meio da educação e protagonistas de nossa história”, disse Alves.

O paraninfo escolhido para representar os demais, foi o professor Sérgio Noleto Turibus, que afirmou que apesar das dificuldades encontradas na caminhada os formandos não desistiram e hoje estão realizando essa conquista. “Mesmo nessas dificuldades vocês foram vencedores, não desistiram de seus objetivos, e hoje estão aqui para receber o tão sonhado diploma de graduação. Sou grato a Deus por contribuir no processo de ensino aprendizagem de vocês. Que vocês sigam nessa caminhada do conhecimento”.

A coordenadora do Polo de Pastos Bons, Dayana Rakel, parabenizou os formandos e desejou sucesso na nova etapa. “Depois de anos de dedicação, chegou o grande dia. Desejo muita sorte, porque talento, responsabilidade e conhecimento eu sei que vocês tem. A palavra que me define hoje é gratidão afinal vocês fizeram parte deste capitulo da minha vida, por fim muito sucesso a todos. Parabéns, formandos e formandas!”, frisou a docente.

A Coordenadora Geral do Programa Ensinar, professora Regina Célia Castro, destacou que a palavra da noite foi superação, diante de tantos desafios impostos. Ela ressaltou também a importância do ato de educar. “Acreditem na educação que é um instrumento de mudança. Acreditem no ato de ensinar, pois como disse Rubem Alves, ensinar é um ato de imortalidade. Acreditem na força da educação, por isso amem a sua profissão, lutem por ela, precisamos de mais valorização e respeito, pois ela é parte necessária para o enfrentamento dos problemas da sociedade”, disse a coordenadora.

O Diretor do Campus de Balsas, Luciano Façanha afirmou que os formandos não precisam temer os novos desafios, pois foram preparados e qualificados para o mercado de trabalho e para exercerem com excelência a profissão que escolheram. “Desejo uma carreira briosa, pautada na ética e que possam contribuir para o desenvolvimento de nosso Estado. Lecionem com muita dedicação, dando sempre o melhor de si, pondo em prática os conhecimentos adquiridos, tendo a responsabilidade e consciência que muitos dependem, a partir de agora, de todos vocês”, pontuou.

O juramentista oficial da noite foi o concludente Francisco Nunes da Silva, do curso de Matemática.

Durante a cerimônia foram entregues aos graduandos que tiveram os melhores coeficiente de rendimento ao longo do curso de graduação o título de Mérito Acadêmico. O título é uma forma de reconhecimento pela trajetória desenvolvida durante o curso.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico

Geografia Licenciatura – Claudia Cristina dos Anjos Sá Cortez