UEMA realiza I Workshop de Engenharia de Pesca

Por em 12 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão, realizou nesta segunda (12), o I Workshop de Engenharia de Pesca. O evento contou com palestras e mesas redondas que trataram sobre temas como a poluição oceânica e desafios e possibilidades da gestão da pesca.

Segundo a coordenadora do evento, professora Camila Magalhães Silva, o evento tem como objetivo falar sobre as formas de diminuir a poluição costeira e oceânica.

“A poluição é um tema sempre atual e que requer atenção, por isso nosso objetivo é falar sobre a poluição, como acontece, mostrar alternativas para diminuir os impactos causados. Queremos mostrar como o engenheiro de pesca pode atuar no campo com a maior responsabilidade ecológica possível, como podemos trabalhar sem degradar. O oceano é a fonte principal de equilíbrio do nosso sistema, então é mais que necessário falar sobre o tema e mostrar que nós podemos e devemos cuidar desses ambientes”, afirmou a professora.

A primeira palestra intitulada “Transporte de contribuintes no complexo estuarino de São Marcos e Plataforma Continental adjacente”, foi ministrada pelo professor Dr. em Oceonografia Física pela USP, Francisco José da Silva Dias.

Em seguida, a programação prosseguiu com a mesa redonda “Gestão da Pesca em áreas oceânicas: Desafios e Possibilidades”, com a participação da professora Deranilde Santana da Silva, mestre em Biodiversidade e Conservação pela UFMA; do professor Luiz Jorge Dias-Geógrafo, mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UEMA e do professor Rafael Lobato, mestre em gerenciamento costeiro pela FURG.

Na parte da tarde aconteceram as palestras “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – o mar de saberes, ministrada pela Profa.Dra.Ariadne Enes Rocha, Assessoria Especializada na Articulação dos ODS na Uema; e mesa-redonda “Contribuição da academia e do setor público para a gestão pesqueira maranhense”, com os professores Dr. Kaio Lopes Lima – Doutorado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela UFPE E Dra. Marina Figueiredo – Doutorado em Biologia Ambiental pela Universidade da Coruña, Espanha.

Como parte da programação do evento, será realizado nesta terça-feira um mutirão de limpeza na praia litorânea e, em seguida, seleção de resíduos para reciclagem.

Por Polyanna Bittencourt

Fotos: Wagner Souza e Rafael Carvalho