UEMA realiza solenidade em comemoração aos 40 anos da instituição

Por em 16 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta quinta (15), a solenidade de honra ao mérito universitário em comemoração aos 40 anos da instituição.

“Neste dia que celebramos a UEMA, aproveitamos para prestar justas e legítimas homenagens a personalidades da UEMA e de fora dela que contribuíram para que a nossa Universidade, ao longo destas quatro décadas, atingisse o nível de maturidade acadêmica, a força institucional, sua representatividade em todo o Maranhão. Por isso, estarmos reunidos em comunidade, um traço característico da nossa instituição, é uma forma de homenageá-la e é uma forma também de reafirmar o seu compromisso perante o povo do Maranhão”, disse o reitor.

Para o vice-reitor, Walter Canales, “é um momento de lembrança, recordação, principalmente um momento de projetar, também, nosso futuro. Uma universidade forte, que está presente em 20 municípios em nosso Estado, de forma presencial, tem com certeza uma participação substancial no desenvolvimento do Maranhão”.

De acordo com a Diretora do Campus Codó, Deuzimar Costa Serra, “uma festa muito bonita. Nós celebramos juntas muitas emoções, muitas realizações não só relacionadas a gestão, mas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

O momento mais esperado da noite foi a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Universitário “UEMA 40 anos!”, considerando que uma das formas mais ilustre de celebrar pessoas e instituições é a criação simbólica que traduza, por seu elevado sentido, o agradecimento que esses vultos deixaram como legado à Universidade. São nomes em destaque, que contribuíram para o engrandecimento da Instituição, servindo de exemplo às novas gerações.

“Citei aqui momentos, porque queria lembrar de pessoas, porque a UEMA é feita de pessoas e existe por causa delas. Não há homenagem melhor para se fazer numa instituição do que essa de dar a pessoas a honra que elas merecem”, destacou o pró-reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Serra, representando todos os homenageados da noite, ao citar momentos e pessoas importantes na sua trajetória na UEMA.

Na ocasião, foi lançado o Hino Oficial da UEMA, fruto do processo seletivo aprovado pela resolução No. 1013/2018-CONSUN/UEMA executado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE.

Foram 26 inscritos, dentre alunos, ex-alunos, professores, funcionários e comunidade externa. O vencedor foi Gabriel Asafe, cantor, compositor, multi-instrumentista e sonoplasta. O hino foi cantado pelo Coral da UNABI.

Sobre a UEMA

Nos seus 40 anos, a UEMA passou por várias transformações. Sua história iniciou em 1967, quando foi fundada a Escola de Administração Pública do Maranhão.

Em 1972, houve a criação da Federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM, que passou a coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Estado, congregando a Escola de Administração Pública, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Educação de Caxias.

Em 1981, a FESM foi transformada Universidade Estadual do Maranhão, mas seu funcionamento só foi autorizado em 1987 pelo Decreto No 94.143. Assim, foi implantada inicialmente em São Luís, Caxias e Imperatriz, ampliando suas fronteiras e avançando na interiorização do ensino, pesquisa e extensão para estar presente, atualmente, em todo o Estado, democratizando, ao longo dos anos, o acesso ao conhecimento a milhões de maranhenses.

Homenagem ao reitor Gustavo Costa

Como parte da programação da solenidade, o reitor Gustavo Costa foi homenageado pela relevância de uma gestão comprometida com a UEMA, mais ainda de um gestor comprometido com pessoas.

“Aos longo desses 40 anos, Gustavo esteve presente na gestão por 22 anos. Então, foi um momento de reconhecermos tudo que ele fez pela nossa Universidade. Toda a nossa amizade e respeito ao nosso querido professor Gustavo, que deixa o reitorado, mas não deixará a UEMA, não deixará todos que estão aqui”, afirmou o vice-reitor Walter.

Ele, também, recebeu um quadro com os principais momentos vividos na Universidade e o Diploma de Honra ao Mérito Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, representado por sua persistente, Dilercy Aragão, e o seu vice, José Augusto Oliveira, em reconhecimento a sua honrosa contribuição dada a instituição.

Na oportunidade, as filhas Isabela Costa e Gabriela Costa homenagearam o pai, entregando a ele o Diploma de Magnífico Pai, que dizia: “Em todos os momentos você sempre esteve presente em nossas vidas com sua sensibilidade tocando nossos corações. A leveza de sua alma, segura em tudo que empreende e faz, permite que você conduza seus atos com maestria, zelo e empatia em todas as situações. É sempre um aprendizado estarmos próximos a esse Magnífico Pai”.

“Recebo de coração todas essas homenagens. Eu sempre digo a meus amigos um trecho de uma música de Renato Teixeira, que chama amizade sincera, que fala: a amizade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro, e natural da amizade o abraço, o aperto de mão, o sorriso. É dessa forma que eu me sinto todos os dias que vou à UEMA. Obrigado!”, finalizou o reitor.

Por Paula Lima

Fotos Rafael Carvalho