XI Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão é realizado na UEMA

Por em 15 de dezembro de 2022

Teve início na manhã desta quinta-feira (15), o XI Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão, na Universidade Estadual do Maranhão.

Com o tema “A meliponicultura como estratégia para o desenvolvimento sustentável”, o evento reúne meliponicultores, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e a sociedade em geral, para discussão, apresentação de trabalhos e avaliação de temas relacionados às abelhas nativas sem ferrão no Maranhão.

Segundo a coordenadora científica do evento, professora Ligia Tchaicka, o encontro representa o estímulo ao estudo e à criação de abelhas nativas, além de impulsionar o uso de novas tecnologias e de abrir caminhos para a exploração de outros produtos. A professora disse ainda que a linha de pensamento que norteia as atividades nesse encontro é a busca da sustentabilidade conforme a agenda 2030 e seus objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Buscaremos nestes dias de trabalho, compreender como nós pesquisadores, produtores e estudantes podemos contribuir ainda mais com os importantes propósitos de sustentabilidade, geração de renda, justiça social, igualdade de gênero, parcerias, são temas que estarão presentes, para além dos já citados conservação da biodiversidade e segurança alimentar”, disse Tchaicka.

Participaram da solenidade de abertura do XI Encontro, o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o pró-reitor de Extensão e assuntos estudantis, Paulo Catunda;  o Coordenador do evento e do curso técnico em apicultura, professor José de Ribamar Silva Barros; a coordenadora científica do evento, professora Ligia Tchaicka, a diretora do Centro de Educação, Ciências exatas e naturais, Maria Gorete Cavalcante.

Durante a  solenidade de abertura do evento, foi realizada uma homenagem In Memoriam ao Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, com a entrega do título Doutor Honoris Causa. Na ocasião, a homenagem foi entregue à professora Ana Maria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia, que representou o  homenageado. A professora foi a pessoa que trabalhou mais tempo com o professor Kerr.

“Receber essa homenagem me deixa muito honrada, pois o Dr. Kerr foi uma pessoa de importância nacional e internacional, um grande cientista, autor de muitos trabalhos científicos. Foi um educador nato, nasceu para passar conhecimento e para ensinar as pessoas. Em seus mais de 60 anos dedicado à academia, formou grupos de pesquisa e trabalhou incansavelmente para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Além de tudo, foi um ser humano notável, um disseminador de ideias e esperança por onde passasse. Quero expressar meus sinceros agradecimentos, nessa significativa homenagem”, disse Ana Bonetti.

Para o reitor Gustavo Costa, é importante e necessário reconhecer e homenagear quem tanto fez pela ciência do estado e do país. “Esta homenagem é uma expressão máxima de justiça, porque é muito importante reconhecer, o reconhecimento institucional, verdadeiro, em tempos em que a ciência foi tão maltratada, menosprezada, chegar no final do ano de UEMA, poder homenagear o professor Kerr, é um bálsamo de esperança. O professor foi um dos responsáveis pelo enraizamento da cultura da pesquisa em nossa instituição e deixou um legado extraordinário e que nos orgulha. Que o espírito do professor Kerr esteja sempre a nos inspirar, dar coragem e fazer seguir nessa marcha a favor da ciência da UEMA”, afirmou.

A palestra de abertura “A vida de um cientista BRASILEIRO: Warwick Estevam Kerr – 100 anos”, proferida pela professora Ana Bonetti.

O evento será realizado até o dia 17 de dezembro e sua programação conta com palestras, simpósios, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos e visitas técnicas.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Luis Paulo