Equipe Zeus AeroDesign faz apresentação de resultados e homenagens a apoiadores do projeto

Por em 11 de janeiro de 2023

A equipe do projeto especial Zeus AeroDesign fez uma apresentação de resultados, hoje(11), no auditório do CCT, para patrocinadores e apoiadores que incentivaram a participação do projeto na 24ª edição da competição SAE Brasil de Aerodesign, ocorrida no mês de novembro de 2022.

Na ocasião, a equipe formada por estudantes do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) também entregou placas de homenagem e reconhecimento aos parceiros, patrocinadores e apoiadores.

Na última edição da competição SAE Brasil de Aerodesign, a Zeus AeroDesign conquistou a 14ª posição entre as 60 equipes de todo o Brasil que estavam na disputa.

O capitão da equipe, Antônio Sérgio Leite Silva, do 9º período do Curso de Engenharia, e que está no comando da equipe desde 2015, ressaltou que a organização do evento foi um meio de mostrar que o incentivo recebebido valeu a pena.

“Nosso intuito foi prestar contas e mostrar que todo o investimento feito pelos patrocinadores e apoiadores, tanto em forma de conhecimento quanto em relação ao financiamento, tem tido retorno excelente. Hoje, nós apresentamos o resultado da maior pontuação em relatório de projetos da equipe em todos os anos, bem como dados da nossa participação na competição SAE Brasil”, pontuou.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Ilka Serra, que foi homenageada com Menção Honrosa pela equipe Zeus, o incentivo a projetos como esse são fundamentais para a formação dos estudantes.

“Apoiamos esse projeto desde quando ainda estávamos na gestão do UEMAnet e o fizemos por acreditar que não é apenas um projeto do curso de Engenharia Mecânica, mas o projeto de vida de vocês (alunos). Acho que, se a universidade inteira tivesse projetos que pudessem agregar essa atividade profissional do aluno com o que é aprendido em sala de aula, a UEMA teria destaque muito maior em suas avaliações. Temos falado em curricularização da extensão e esse projeto tem total destaque porque o ensino não é só conteúdo, mas o que o aluno leva de bagagem.  Eu acredito que vocês irão sair da universidade com uma bagagem maior do que aqueles que não tiveram o mesmo tipo de experiência. Vocês atuaram não apenas como alunos, mas também, como profissionais. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse.

O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Fernando Lima, também homenageado com a Menção Honrosa, agradeceu aos estudantes e afirmou que a ideia é sempre de colaborar com as equipes e atividades que fortalecem a capacitação acadêmica e profissional dos discentes.

“Os resultados da Zeus representam uma grande vitória pessoal para cada aluno como uma vitória acadêmica de superação, visto que, mesmo após o período pandêmico, a equipe conseguiu se refazer, conseguindo competir e ter bons resultados. Esses resultados representam um grande resultado para toda a UEMA e para o CCT, pois os alunos levam o nome da universidade para estas competições nacionais”, comentou.

Ainda durante o evento, houve troca de comando da equipe Zeus: o capitão Antônio Sérgio e o vice-capitão Willian Vasconcelos passaram a capitania para Flávia do Nascimento (capitã) e Rayssa Nayelle (vice-capitã), ambas do 6º período do Curso de Engenharia Mecânica.

Confira a lista dos homenageados

Alfa Engenharia

Centro de Ciências Tecnológicas -CCT/UEMA

Comunigraf

Departamento do Curso de Engenharia Mecânica da UEMA

Dinamic Elevadores

EBES Engenharia

FAPEAD

TRANSGAGO

Lissio Fiod

Luiz Gonzaga Advocacia

METALMA

STAR1

UEMA – Reitoria

Orientadores: Professor Flávio Nunes  e  Antônio Mohana

Reitoria: reitor Walter Canales

Direção de Centro –  Fernando Lima

Direção de Curso- Carlos Ronyhelton

Professores Apoiadores: Lourival Matos, Alisson Figueiredo e Denner Guilhon

Equipes: Baja, Carcará, Vortex, Coyote e  Ágora Empresa Jr

Ex-membros: André Loreto e Fernando Abreu.

Por Débora Souza

Fotos: Wagner Souza